► Scania tem camiões autónomos a transportar contentores entre terminais da PSA

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A Scania já começou a introduzir camiões e autocarros autónomos nas estradas públicas, depois do sucesso que foram os testes em estradas privadas (em minas, portos e terminais). A fabricante salienta que «conduzir em linha recta de forma suave, a velocidades que se aproximam dos 90 km/h, é mais difícil do que seria de esperar».

«O desenvolvimento da automação nos transportes está a acontecer muito mais rápido do que alguém poderia imaginar há alguns anos atrás», afirmou Tom Nyström, engenheiro da Scania para soluções de transporte autónomo.

Platooning para reduzir as emissões de dióxido de carbono

O Platooning (pelotão de veículos) parece mesmo ser a solução de futuro, beneficiando agora com as alterações que a indústria automóvel europeia implementou, as quais visam a introdução generalizada de comboios de camiões semi-automatizados até 2023.

Contudo, a Scania ambiciona chegar lá rapidamente, e já está a colocar comboios de camiões completamente autónomos em estradas públicas no porto de Singapura – os camiões autónomos transportarão contentores na via pública, mas exclusivamente entre terminais da PSA.

O vídeo que se segue é um dos testes que a Scania tem vindo a realizar para preparar a operação em Singapura, em que colocou três camiões em circulação a 80 km/h com uma distância de 10 metros entre si.

O desafio da distribuição urbana

A distribuição urbana avizinha-se como o desafio mais difícil de ultrapassar no que à condução autónoma diz respeito.

No entanto, até para isso poderá haver solução da Scania para breve: «Um dos benefícios reais será a oportunidade para fazer entregas noturnas rápidas e racionais quando os camiões autónomos podem andar sem os constrangimentos causados pelo congestionamento de tráfego”, afirmou Tom Nyström.

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