Figueira da Foz terá hub de qualificação para indústria naval e gestão portuária

Marítimo Sem comentários em Figueira da Foz terá hub de qualificação para indústria naval e gestão portuária 229

A Atlantic Eagle Shipbuilding e a Universidade de Coimbra estão juntas num consórcio que visa a criação de um hub de qualificação e formação para a construção, reparação naval e gestão portuária, a ser erguido na Figueira da Foz.

Assinado na 7.ª edição do Fórum do Mar – Business2Sea, o acordo junta assim a ‘dona’ dos Estaleiros Navais do Mondego e a prestigiada instituição universitária de Coimbra, contando ainda com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e a Quasar (consultora de recursos humanos) como parceiros.

Citado pelo Diário As Beiras, o presidente do ISQ, Pedro Matias, admite que o objectivo passa por «criar uma parceria sólida e sustentável entre stakeholders estratégicos em Portugal neste sector (…) que permitam dinamizar, inovar, criar emprego qualificado, gerar maiores níveis de competitividade, impulsionar a internacionalização e acompanhar os desafios do paradigma económico e tecnológico da digitalização da industria no quadro da indústria 4.0».

Falta de recursos qualificados

A parceria criada identificou o elevado potencial de empregabilidade e localização geográfica privilegiada, assim como um grande problema na área da construção e reparação naval e na área da gestão portuária: a falta de recursos qualificados.

O objectivo passa assim por criar um hub na Figueira da Foz que se constitua como um Pólo Tecnológico de Qualifi cação e Formação Naval e de Mar.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
error: Este conteúdo está protegido!