mega-camiões

Mega-camiões chegam às estradas nacionais já neste Verão

Terrestre, Veículos Sem comentários em Mega-camiões chegam às estradas nacionais já neste Verão 2241

O início da operação de camiões de 25,25 metros e capacidade para 60 toneladas (os chamados mega-camiões ou gigaliners) nas estradas nacionais deverá ocorrer já neste Verão, segundo declarações do presidente da ANTRAM à Revista Cargo.

Em entrevista à Cargo, Gustavo Paulo Duarte recordou que «os mega-camiões são já uma realidade na Europa», onde a legislação já foi criada permitindo a sua circulação – nomeadamente em Espanha, onde a XPO Logistics ou o Grupo Sesé têm sido pioneiros.

Porém, recorda o presidente da ANTRAM, ainda falta o enquadramento legal para que estes veículos de grandes dimensões possam circular nas nossas estradas. Essa barreira estará, no entanto, prestes a ser ultrapassada. Gustavo Paulo Duarte confirmou que «a legislação já está para ser aprovada» e que a luz verde deverá chegar «já no Verão».

«Temos de olhar para isto como um investimento»

Na entrevista à Revista Cargo, que pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa, Gustavo Paulo Duarte falou ainda das vantagens destes veículos de maiores dimensões e desmistificou as dificuldades de operação dos mesmos.

«Temos de olhar para isto como um investimento, as estradas estão mais do que preparadas para este tipo de camião. Um camião com 25 metros contorna muito melhor uma rotunda do que um camião-chico que circule hoje nas estradas», referiu, recordando ainda que o sector rodoviário tem sofrido poucas alterações nesta área, ao contrário de outros modos: «No outro dia vi um gráfico das alterações nas capacidades dos vários modos nos últimos anos. Os navios cresceram para capacidades de três vezes mais TEU’s, os aviões têm capacidade para duas vezes mais carga, os comboios para duas vezes mais carga… E os camiões continuam a ser os mesmos de há 40 anos! Não faz sentido».

Paulo Duarte interessada e com capacidade de investimento

Ainda na entrevista concedida à Revista Cargo, Gustavo Paulo Duarte admitiu que o grupo Paulo Duarte tem interesse nesta matéria e também capacidade para ser pioneiro dada a sua condição financeira.

«A nossa empresa já é pioneira em muita coisa. Nós temos capacidade de investimento e é claro que também aqui queremos ser pioneiros», concluiu.

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar