leixões portos oe

Portos nacionais cresceram 12% até Abril e apontam a 100 milhões de toneladas no final do ano

Marítimo Sem comentários em Portos nacionais cresceram 12% até Abril e apontam a 100 milhões de toneladas no final do ano 1526

O mês de Abril manteve a toada de crescimento nos portos nacionais, com uma variação homóloga positiva de 9,3%. O valor do quarto mês do ano faz com que o acumulado até Abril esteja agora 12% acima do registado no mesmo período de 2016 – ano que, recorde-se, foi o melhor de sempre!

No total, entre Janeiro e Abril de 2017 os portos portugueses manusearam 33 milhões de toneladas, valor que representa esse crescimento de 12% acima citado. Tendo este primeiro terço do ano como referência, o sistema portuário nacional pode fechar este ano muito perto dos 100 milhões de toneladas!

Já foi ultrapassado o milhão de TEU

O tráfego de carga contentorizada continua a ser dos que mais cresce no sistema portuário nacional e no mês de Abril já tinham sido manuseados 1,08 milhões de TEU (+29,7% face a período homólogo de 2016) – ultrapassando, pela primeira vez, a fasquia do milhão no primeiro quadrimestre. Já o crescimento do tráfego de contentores para o conjunto das operações Lo-Lo e Ro-Ro fixou-se em +26,8%, correspondente a um volume de 662 mil Unidades.

A carga contentorizada contribuiu assim de forma decisiva para o crescimento de 23,1% registado no segmento da carga geral.

Granéis líquidos cresceram 5,4%

Também o segmento dos Granéis Líquidos cresceu, com um evolução de  +5,4%, sobretudo derivado do crescimento de 30,9% dos Produtos Petrolíferos. Já a classe dos Granéis Sólidos registou globalmente um acréscimo de +2%.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
error: Este conteúdo está protegido!