oocl navio

Aquisição da OOIL por parte da COSCO recebeu aprovação da UE

Marítimo Sem comentários em Aquisição da OOIL por parte da COSCO recebeu aprovação da UE 325

O negócio da aquisição da chinesa OOCL por parte da potência oriental China COSCO Shipping recebeu ontem a aprovação da Comissão Europeia – o acordo, que inclui também a presença da Shanghai International Port Group (SIPG), envolve o pagamento de 6,3 mil milhões de dólares pela totalidade das acções da OOIL (Orient Overseas International Limited) – que detém a OOCL – e está cada vez mais perto de se materializar.


COSCO ficará com 90,1% da OOIL, SIPG com 9,9%

Com a concretização da aquisição, a COSCO Shipping ficará detentora de 90,1% do capital da OOIL, ao passo que a SIPG – empresa que opera os terminais públicos do Porto de Xangai – ficará responsável pelos restantes 9,9%. A junção da potência chinesa China COSCO Shipping com a compatriota OOCL criará a terceira maior força mundial no que ao transporte marítimo de contentores diz respeito (chegando aos 2,9 milhões de TEU de capacidade).

A luz verde concedida pela Comissão Europeia foi hoje comunicada pelas duas companhias oferentes e chega pouco mais de um mês depois da aprovação da aquisição por parte dos ‘shareholders’ da COSCO Shipping e do consentimento da Assets Supervision and Administration Commission (SASAC), órgão público chinês que supervisiona e regula a concorrência.

Negócio passou avaliação ‘anti-trust‘ da UE

«Os oferentes têm o prazer de anunciar que, no que diz respeito à avaliação ‘anti-trust‘ da União Europeia (UE) ao abrigo do Regulamento das concentrações da UE, a a Comissão Europeia tomou, no passado dia 5 de Dezembro de 2017, a decisão de permitir que a oferta prosseguisse. Consequentemente, a pré-condição (c) foi cumprida», anunciaram a SIPG e a COSCO Shipping através de um comunicado hoje divulgado.



Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar