Extremadura em protesto reclama investimento na modernização da sua ferrovia

Terrestre Comentários fechados em Extremadura em protesto reclama investimento na modernização da sua ferrovia 449
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na demanda de melhores ligações ferroviárias – de passageiros e de mercadorias – na região fronteiriça da Extremadura, manifestantes espanhóis juntaram -se na cidade de Madrid para protestar contra o que chamam de insuficiente investimento infra-estrutural no âmbito da ferrovia. A organização do protesto fala num acto que contou com a presença de 40.000 pessoas, enquanto o Executivo de Mariano Rajoy avança com apenas 8.000 pessoas presentes na manifestação.



Adiamentos nos investimentos: Extremadura exige melhores ligações ferroviárias

Para os manifestantes – muitos deles membros de partidos políticos e associações empresariais e cívicas – é chegada a altura de protestar contra a falta de desenvolvimento ferroviário em termos de ligações, segurança e serviços na zona fronteiriça que conecta Portugal e Espanha. Devido à sua localização e crescente envelhecimento populacional, a região recebe fundos provenientes da União Europeia para contrariar uma certa tendência de isolamento –  investimento ferroviário seria visto – por toda a comunidade – como um estímulo ao desenvolvimento da região.

Apesar de existirem planos governamentais para o investimento na ferrovia da Extremadura (no contexto da ligação entre Espanha e Portugal) durante os próximos anos, a verdade – avança a imprensa espanhola – é que os responsáveis regionais estão fartos dos constantes adiamentos, daí terem criado uma plataforma de carácter civil destinada à reivindicação desses investimentos em falta.

Infra-estruturas carecem de modernização

Recorde-se que a rede ferroviária da Extremadura não se encontra ainda electrificada e uma boa parte dos seus carris não sofreu trabalhos de renovação desde 1800, situação que inflaciona ainda ainda mais a precariedade da infra-estrutura destinada ao transporte ferroviário. Ademais, não existem comboios de mercadorias da região extremenha para Madrid ou Portugal. Iñigo de la Serna, Ministro do Fomento, pediu paciência e aludiu ao desenvolvimento do corredor entre Madrid e Lisboa, que cruzará a região.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com