Alterações climáticas colocam em risco o transporte de mercadorias ao longo do Reno

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As alterações climáticas continuam a fazer estragos e a colocar em xeque a integridade do transporte de mercadorias: as recentes ondas de calor na Europa ameaça tornar o Rio Reno, o canal fluvial mais crucial do continente, intransitável por longos períodos.

De acordo com o canal de notícias alemão DW, as probabilidades de o Reno se tornar intransitável no próximo Outono são elevadas. Recorde-se que no ano passado, uma combinação do encolhimento dos glaciares alpinos com uma seca prolongada durante o Verão sufocou a artéria de transporte do Reno durante um mês, facto inédito na História que assustou toda a comunidade logística.

Reno intransitável por um mês custou 0,2% do PIB alemão

A paralisação do ano passado reduziu em 0,2% o PIB da Alemanha e prejudicou gravemente o tráfego de carga. Os especialistas afirmam que essas condições podem ser repetidas no Outono de 2019 – o calor extremo que se vem fazendo sentir no centro da Europa fez com que os níveis de água no ponto de estrangulamento de Kaub caíssem para 150 cm, metade da profundidade de Junho, interrompendo o transporte de barcaças. Todo o transporte de carga ao longo do rio pode estancar caso o nível cair abaixo de 50 cm.

Governo faz planos de contingência

Recorde-se que o Reno é uma artéria de transporte crítica na região, que liga a indústria alemã e suíça a Roterdão, nada mais nada menos que o maior porto da Europa. A ameaça de uma repetição do cenário de 2018 instou o governo alemão a planear medidas de recurso, já que empresas como a BASF exigiram decisões governamentais capazes de melhorar a infra-estrutura ao longo desta essencial hidrovia europeia.

Em Julho, o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, divulgou um plano de acção que inclui sistemas de alerta para ajudar as empresas a desenvolver opções alternativas de transporte e várias «opções de construção» nas infra-estruturas críticas da hidrovia. «Precisamos de agir para garantir que o transporte fluvial permaneça estável mesmo sob as condições de alteração climática», disse Scheuer.

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