‘Slow-steaming’ será solução ou apenas «falsa impressão» de compromisso ambiental?

Marítimo Comentários fechados em ‘Slow-steaming’ será solução ou apenas «falsa impressão» de compromisso ambiental? 278
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na última reunião do G7, o presidente francês Emmanuel Macron defendeu a prática do slow-steaming como uma ferramenta importante para a redução do impacto poluente dos navios de mercadorias no ambiente – uma postura também sustentada pela IMO.

Críticas à defesa do slow-steaming abundam entre a indústria

Em reacção a esta posição de Emmanuel Macron, várias foram as vozes críticas: o secretário-geral da Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA) veio a terreiro explicar que «o sector do transporte marítimo é muito diversificado e a redução obrigatória de velocidade pode ter consequências diferentes e talvez indesejadas», comentou Marin Dorsman, citado pelo portal ‘Splash247’.

Contra a tese defendida pelo presidente de França está também a directora de Política da Câmara de Shipping do Reino Unido: Anna Ziou criticou a efectividade do slow-steaming no combate às emissões poluentes do Shipping, alegando ainda que tal prática apenas daria «uma falsa impressão» de compromisso ambiental por parte da indústria do transporte marítimo de mercadorias.

«Para alcançar um corte de 50% nas emissões, o sector de transporte precisa de investimentos contínuos em tecnologias verdes. Aqueles que permitiriam que os navios actuem por meio de uma série de combustíveis de baixo carbono, como células de combustível de hidrogénio ou até mesmo com recurso à energia eólica», comentou Anna Ziou, citada também pelo portal de informação ‘Splash247’.

Slow-steaming «não seria uma boa solução», diz a Hapag-Lloyd

Ainda sobre o tema do slow-steaming, um porta-voz da companhia marítima alemã Hapag-Lloyd declarou, à revista de Logística ‘Loadstar’ que a redução da velocidade praticada pelos navios «não seria uma boa solução». Uma opinião contrária à da concorrente francesa CMA CGM, que, ao que tudo indica, defenderá o slow-steaming como prática defensora do ambiente, tendo já encomendado embarcações desenhadas especialmente para este tipo de navegação mais lenta, revelou o portal ‘Splash247’.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com