Sector aéreo responderá por 52,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2018, adianta a IATA

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De acordo com dados recentemente veiculados pela International Air Transport Association (IATA), serão transportados, durante todo o presente ano, 52,7 milhões de toneladas de mercadorias por todo o mundo através do sector aéreo. Segundo o organismo, este número reforça a importância do sector «na ligação dos negócios aos mercados».



IATA pretende fomentar sinergias entre governos, empresas e consumidores

É neste seguimento que a IATA resolveu lançar uma campanha de promoção do transporte aéreo (de passageiros e de cargas), com o objectivo de consciencializar o público e as empresas para o papel da aviação no contexto do comércio global.

«A IATA está a promover activamente o valor da aviação. O objectivo é fazer parcerias com governos, empresas e consumidores, a fim de criar um entendimento compartilhado do valor que pode ser criado a partir do transporte aéreo – e de como tal pode ser aproveitado», declarou o organismo.

«Nossa esperança é que este promoção incentive os governos a adoptar uma abordagem de regulamentação mais inteligente que maximize o potencial da aviação e permita uma contribuição plena para a sociedade mundial», comunicou, ainda, a IATA.

Esta iniciativa ganha ainda mais relevo num contexto de crescente proteccionismo por parte de um dos mais relevantes e poderosos actores do comércio global – os EUA. A guerra de tarifas, despoletada por Donald Trump – e durante a qual se esperam duras retaliações da China e da União Europeia – poderá ser um entrave ao contínuo progresso do transporte aéreo de cargas.

«Economia europeia será impulsionada em 2,45 mil milhões de euros»

A divulgação das conclusões do relatório efectuado pela SEO Amsterdam Economics Research sobre os impactos positivos do transporte aéreo na Europa concorrem também para promover as virtudes do segmento – o documento calcula que «a economia europeia será impulsionada em 2,45 mil milhões de euros em 2035 se o espaço aéreo europeu for modernizado», adianta a IATA.

O relatório «calcula o impacto caso as ineficiências na gestão do tráfego aéreo europeu – que incluem extensões de rota desnecessárias até 50 km e atrasos de cerca de 10 minutos por voo – fossem eliminadas», explica o organismo, citando dados do documento da SEO Amsterdam Economics.

«A Europa tem um programa de longa data, o chamado Céu Único Europeu, que visa eliminar essas ineficiências. A suas metas incluem uma redução no impacto ambiental de 10%, um aumento de três vezes na capacidade e uma redução de custos de 50%», esclarece.



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