A greve que nunca chegou a ser: SNMMP e ANTRAM enterram o machado e iniciam negociações

Terrestre Comentários fechados em A greve que nunca chegou a ser: SNMMP e ANTRAM enterram o machado e iniciam negociações 265
Tempo de Leitura: 2 minutos

Foi na madrugada no passado Sábado que a greve dos motoristas de matérias perigosas caiu, não chegando sequer a começar: o sindicato SNMMP, que havia convocado a paralisação na sequência do fracasso do processo de mediação (logo a seguir ao fim da greve de Agosto), resolveu desconvocar a acção de luta laboral após ter chegado a um princípio de entendimento com a ANTRAM.

De acordo com o presidente do sindicato, Francisco São Bento, foi atingido um «princípio de acordo» que permitiu a desconvocação da greve ao trabalho extraordinário, que se deveria prolongar até dia 22 de Setembro. Esse mesmo entendimento foi corroborado pelo advogado da ANTRAM, João Salvador. O acordo, frisou São Bento, foi fruto do «bom senso» e permitirá negociar os tópicos reivindicados pelo SNMMP.

ANTRAM camião«Os portugueses ficaram a saber a realidade destes trabalhadores, pelos quais há mais de duas décadas nada tinha sido feito», comentou o presidente do sindicato. «Podemos considerar que não chegou a haver greve. O acordo de princípio que atingimos hoje é bastante claro e a preocupação principal é garantir que todo o trabalho efectuado pelos trabalhadores tem de ser remunerado. Isso está firmado, por isso temos tudo para continuar as negociações num bom clima de paz social», disse o líder sindical.

«Hoje existiu um entendimento e penso que estamos num bom caminho para conseguirmos um bom contrato colectivo de trabalho, digno para estes trabalhadores», vincou Francisco São Bento, assegurando que estão reunidas as condições para se negociar num clima de paz social. Segundo o presidente do SNMMP, as negociações com a ANTRAM arrancarão ainda este mês de Setembro, contando com a mediação do Governo.

João Salvador, por seu turno, salientou que o acordo entre as partes cria uma base negocial que é «rigorosamente a mesma que já foi determinada e assinada com a FECTRANS e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM)»: recorde-se que este último sindicato integrou a greve de Agosto mas acabou por abandoná-la a meio, após chegar a um entendimento com a ANTRAM.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com