MAN bombeiros

A nova geração de camiões MAN entra em acção com o serviço de bombeiros

Empresas, VeículosComentários fechados em A nova geração de camiões MAN entra em acção com o serviço de bombeiros299
Tempo de Leitura: 9 minutos

O ano de 2020 marcou a chegada da nova geração de camiões MAN – a marca focou-se nos condutores e na sua tarefa de transporte. O foco inicial foi no TGX da MAN e no transporte de longo curso. Em meados de 2021, a MAN terá já actualizado toda a sua carteira de produtos para a nova série de modelos, satisfazendo de forma optimizada as necessidades de cada tarefa de transporte e aplicação específica do sector. No Outono de 2020, o primeiro fabricante de carroçarias lançou veículos de bombeiros baseados nos novos chassis da série MAN TGL e MAN TGM.

A divisão familiar em quatro séries de modelos foi mantida: o novo MAN TGL cobre a gama de peso de 7,5 a 12 toneladas. Exclusivamente disponível em versões 4×2, é adequado para utilização como camião ligeiro com bomba de incêndio portátil ou bomba de incêndio incorporada e um pequeno camião de socorro. A categoria de peso seguinte é o novo MAN TGM, como um camião de dois eixos de 12 a 18 toneladas e um camião de 26 toneladas com três eixos. O TGM de dois eixos com transmissão por estrada e tracção integral é o veículo de bombeiros mais utilizado em quase todo o mundo.

O novo MAN TGS de 18 a 41 toneladas de peso bruto do conjunto está centrado, como anteriormente, em aplicações pesadas, tais como camiões-cisterna e camiões especializados em combate a incêndios, plataformas de escada aérea de alto alcance ou plataformas de carga basculantes. Esta série tem a mais vasta gama de variantes, de dois a cinco eixos. A MAN HydroDrive é oferecida para além da transmissão em estrada e tracção integral. A tracção hidráulica no eixo dianteiro é a primeira escolha quando o veículo é conduzido principalmente em estradas pavimentadas e raramente é necessária tracção adicional. Muitos serviços de bombeiros utilizam este sistema testado e comprovado para as suas plataformas de carga basculantes.

A cabine – focada no condutor

O design singular, agora aperfeiçoado, estende-se a todas as séries. As variantes da cabine receberam novas designações. A cabine compacta da série TGL e TGM é agora a CC, enquanto a versão mais longa, com muito espaço de armazenamento atrás dos bancos, é a FN. A cabine dupla de quatro portas DN mantém a sua capacidade para uma tripulação de seis pessoas. A série MAN TGS começa com a NN, a cabine para aplicações de transporte de pequeno curso. Também nesta série, a versão mais longa, com tecto baixo, é a FN.

Melhor visibilidade para maior segurança

«Melhor visibilidade significa mais segurança», vinca a MAN. Neste contexto, os faróis LED, opcionalmente disponíveis em vez de H7, proporcionam uma distribuição de luz mais ampla e um alcance mais longo. A ajuda de feixe alto evita o encandeamento dos veículos em sentido contrário ou dos que se encontram à frente, diminuindo automaticamente a intensidade da luz em tempo útil. O conjunto de luzes curvadas LED de condução diurna realça visualmente o estilo dos faróis, e portanto da nova Geração de Camiões MAN.

As tripulações dos serviços de emergência precisam de entrar e sair dos seus veículos com frequência, e rapidamente. Por isso, uma entrada e saída segura e prática é crucial. As portas abrem-se num ângulo recto a 89 graus. Degraus largos dispostos como escadas, com superfícies anti-derrapantes e pegas longas, permitem a entrada e saída ergonomicamente rectas. Na posição estacionada, o volante dobra-se horizontalmente para a frente para libertar espaço em frente do banco do condutor. Isto torna a entrada no veículo muito mais fácil, detalha a MAN.

A MAN reviu o conceito operacional para a sua nova geração de camiões. Os condutores operam a unidade de controlo da caixa de velocidades, o travão de mão contínua e o selector de programa de condução sem tirar as mãos do volante. Um painel de botões substitui o interruptor rotativo que controla a tracção às quatro rodas e o bloqueio do diferencial. À direita por cima do volante está o grande interruptor para o travão de estacionamento electrónico opcional. O travão de estacionamento é activado automaticamente quando o veículo é estacionado e desactivado quando arranca.

O cockpit, ligeiramente inclinado para o condutor, está dividido em níveis de controlo e de leitura, ajudando os condutores a concentrarem-se no trânsito, especialmente quando se encontram em missão. O volante, elementos de comando e botões estão dispostos ergonomicamente para fácil acesso. Os indicadores e mostradores estão posicionados mais longe, facilitando o ajuste dos olhos ao olhar para o painel de instrumentos.

Personalizações de aplicação específica da MAN Individual

Com a MAN Individual é possível personalizar a cabine, o chassis, a linha motriz e a electrónica do veículo conforme necessário para garantir que a combinação do chassis MAN com a cabine e a unidade de carroçaria do fabricante de carroçaria especializada seja transformada num veículo de serviços de emergência. «Isto oferece a vantagem dos clientes terem um único ponto de contacto na MAN, e adquirirem um veículo que foi construído de acordo com as normas da indústria baseadas no trabalho certificado pela MAN, completo com uma garantia total», vinca a marca.

Novo: motor de 320 cv para MAN TGM a partir de 13 toneladas

A série de motores MAN D08 alimenta o TGL e o TGM. Na actual versão Euro 6, a unidade de quatro cilindros de 4,6 litros desenvolve 160, 190 ou 220 cv, e é instalada exclusivamente no TGL da MAN. O motor de seis cilindros de 6,9 litros, na versão mais pequena que desenvolve 250 cv, é o motor de topo da série TGL, e também a unidade de potência de entrada para o MAN TGM.

As próximas classes de potência acima são 290 e 320 cv. Uma nova característica – embora exclusivamente para veículos de serviços de emergência – é que o motor topo de gama já não está reservado apenas para o camião de 18 toneladas da série TGM. Agora, motores e motores de salvamento, camiões de salvamento, bem como escadas giratórias das classes de peso M II (até 14 toneladas de peso bruto do conjunto) e M III (14 – 16 toneladas de peso bruto do conjunto) com tracção integral também podem ser equipados com o motor de 320 cv na versão de veículo de serviço público. Neste motor, instalado no TGM a partir de 13 toneladas de peso bruto, a redução do binário estipulada por lei em caso de mau funcionamento do sistema de tratamento de gases de escape (como a falta de AdBlue) é desactivada de modo a não pôr em risco o funcionamento operacional.

O MAN TGS é impulsionado por um de duas séries de motores, dependendo da gama de potência. O motor D15 de 9,0 litros de seis cilindros recentemente desenvolvido, lançado em 2019, cobre a gama de potência de 330 cv, a 360 cv e até 400 cv. O D26 de 12,4 litros de seis cilindros, que também foi completamente revisto em 2019, apresenta classes de potência de 430 cv, 470 cv e 510 cv. Devido à tecnologia SCR, o pós-tratamento dos gases de escape em todas as séries de motores da nova geração de camiões MAN requer o aditivo AdBlue tanto na versão Euro 5 como na Euro 6.

O segundo componente que é essencial para uma linha motriz eficiente é a caixa de velocidades. Com o MAN TipMatic, está disponível uma caixa de velocidades automatizada de accionamento manual para todos os motores. Existem seis variantes de velocidade para o TGL de quatro cilindros, e 12 variantes de velocidade para o TGM e TGS de seis cilindros. O interruptor selector de programa rotativo já não se encontra no painel de instrumentos. O comando está agora convenientemente posicionado no braço de descida do lado direito.

Como anteriormente, para quase todas as versões MAN oferece o programa de condução ‘Emergência’, activado pelo condutor ao responder a um alerta. A selecção automática de velocidades proporciona tempos de mudança de velocidades mais curtos, maior velocidade de mudança de velocidades e uma lógica especial de redução ao travar para acelerar rápida e poderosamente depois de virar ou atravessar um cruzamento.

Dependendo da série, outros programas para veículos de serviços de emergência que o condutor pode seleccionar conforme necessário utilizando uma roda de viragem no talo TipMatic são Offroad, Low Range e Manoeuvre. Offroad é – como o nome sugere – concebido especialmente para condução fora de estrada. Fornece potência e rotações específicas para proporcionar um forte binário e um elevado efeito de travagem do motor. O modo Low Range para a série MAN TGS, activado em veículos com caixa de transferência seleccionável e redução fora de estrada, eleva ainda mais os níveis de desempenho. O modo de manobra permite ao condutor manobrar lenta e precisamente.

VAS e BirdView para maior segurança

Os veículos dos bombeiros operam no tráfico urbano e em ruas estreitas ao lado de carros estacionados, precisam de manobrar e inverter nas cenas dos incidentes, bem como no quartel. Situações críticas podem ocorrer em qualquer altura ao virar, uma vez que peões, pessoal dos serviços de emergência, ciclistas, carros ou obstáculos podem estar num ponto cego. O sistema de assistência à viragem por vídeo MAN VAS proporciona ao condutor uma visão desses ângulos mortos. Uma câmara de ângulo amplo de 150° montada no lado do passageiro da cabine transmite para um monitor de 7″ no pilar A. Isto significa que quando o condutor olha para o lado direito e espelha o lancil, também tem uma visão clara do ecrã do monitor. O sistema é activado quando os indicadores de mudança de direcção são accionados, ou manualmente através de um interruptor.

É particularmente difícil quando se está numa missão com luzes a piscar e sirenes a fazer barulho ao longo das ruas com carros estacionados, nas cenas dos incidentes, bem como quando se manobra de volta ao quartel, pelo que uma visão clara é crucial. O sistema de câmara MAN BirdView 360° dá ao condutor uma visão geral do que se passa à volta do veículo, onde existem obstáculos, e onde as pessoas se deslocam. O BirdView está activo quando os indicadores de mudança de direcção são accionados, quando a marcha atrás é engatada, ou a baixas velocidades até 40 km/h. O MAN Individual monta quatro câmaras de ângulo amplo HD de 180° para a frente da cabine e em redor da carroçaria. A MAN VAS e a MAN BirdView podem ser encomendadas directamente ou instaladas posteriormente através do MAN After Sales.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com