calais UK Brexit Caos

ACEA: Portugal registou a terceira maior queda de vendas de automóveis da UE

Terrestre, VeículosComentários fechados em ACEA: Portugal registou a terceira maior queda de vendas de automóveis da UE253
Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma queda «sem precedentes»: é assim que a associação de fabricantes europeus (ACEA) caracteriza a performance da venda de automóveis no continente europeu durante o ano de 2020, marcado indelevelmente pela pandemia de COVID-19. Com efeito, esta avultada descida fez com que as vendas ficassem abaixo dos dez milhões de viaturas. Portugal foi o terceiro mercado que mais sofreu.

«O mercado de automóveis de passageiros entrou em colapso [caindo] 23,7% para 9.942.509 veículos como resultado da pandemia», menos três milhões do que em 2019, declarou a ACEA, através de um comunicado divulgado. «Colapso» é mesmo a palavra ideal para descrever este desempenho de 2020: trata-se do valor mais baixo desde que os registos começaram a ser feitos, decorria o ano de 1990.

ACEA fala em «impacto sem precedentes»

congestionamentos lisboa«As medidas tomadas contra a pandemia – incluindo a contenção rigorosa e outras restrições ao longo do ano – tiveram um impacto sem precedentes nas vendas de automóveis na União Europeia», vinca a ACEA na mesma nota comunicacional. Contudo, após uma primavera desastrosa e vários meses de flutuações sucessivas, Dezembro, conseguiu, ainda assim, ser um dos melhores meses do ano, com uma queda de apenas -3,3%.

Ao longo do ano de 2020, «todos os 27 mercados da União Europeia registaram quedas de dois dígitos», denota ainda a ACEA na comunicação. Entre os maiores mercados, Espanha registou a maior queda (-32,3%), seguida pela Itália (-27,9%), França (-25,5%), Polónia (-22,9%) e Bélgica (-21,5%). Em Portugal, as vendas caíram 35%, o terceiro pior registo na região, apenas superado por Chipre e Bulgária. Também a Alemanha, o maior mercado da Europa, teve uma quebra de vendas (-19,1%), tal como os Países Baixos (-19,5%). No Reino Unido, as vendas caíram 29,4%, de acordo com a ACEA.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com