Pista do Monitjo é uma das principais questões em discussão pelos técnicos

Acessibilidades previstas para o Montijo são «insuficientes», diz Ministro das Infra-estruturas

Aéreo Comentários fechados em Acessibilidades previstas para o Montijo são «insuficientes», diz Ministro das Infra-estruturas 342
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na passada Sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação abordou o (sempre polémico) dossier do aeroporto do Montijo, afirmando que as acessibilidades previstas à infra-estrutura aeroportuária são insuficientes.

Acessibilidades «insuficientes para dar resposta às necessidades» de Lisboa

«Ao nível das acessibilidades, aquilo que está previsto [para o Montijo] é insuficiente para dar resposta às necessidades da cidade de Lisboa», declarou Pedro Nuno Santos à imprensa, em declarações proferidas à margem do almoço/debate do International Club of Portugal, sobre ‘Os Desafios da Ferrovia: Infra-estrutura, Serviços e Indústria’, que decorreu na cidade de Lisboa.

O governante disse acreditar, contudo, na obtenção de um acordo com vista à alteração do contrato de concessão. «Obviamente que a ANA percebe que tem que ter um bom relacionamento com o Governo português e com o povo português e com as cidades onde se vai localizar», frisou o ministro, admitindo que o Governo tem «algumas reivindicações» em relação ao contrato de concessão assinado com a gestora de aeroportos.

Ministro das Infra-estruturassO líder da pasta das Infra-estruturas demonstrou-se confiante num acordo entre a concessionária e o Governo tendo em vista a «alteração ao contrato de concessão» que permite reavaliar o parâmetro das acessibilidades do aeroporto. Recorde-se que a 8 de Janeiro do ano passado, ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram o acordo para a ampliação da capacidade aeroportuária em Lisboa.

O acordo alcançado pressupôs um investimento na ordem dos 1,15 mil milhões de euros (até ao ano de 2028) com o objectivo de expandir o o actual aeroporto de Lisboa e transformar a base aérea do Montijo, na margem sul do Tejo, em um novo aeroporto. Um ano depois, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que o projecto do novo aeroporto recebeu uma decisão favorável (condicionada) em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

Com Eco

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com