Concurso para construção dos acessos rodoviários ao Porto de Viana Castelo lançado até Junho

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No passado dia 21 de Março, a Ministra do Mar anunciou, durante a cerimónia de atribuição da Bandeira Azul à escola secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), o lançamento do concurso público com vista à construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo até Junho e o início da obra em 2019.



«Toda a pressão» para que concurso seja lançado ainda no primeiro semestre, garante ministra

«No acesso rodoviário estamos a fazer toda a pressão para que possa ser lançado o concurso antes do final do primeiro semestre deste ano», declarou Ana Paula Vitorino, estimando, também, que «o mais tardar», o lançamento do procedimento da empreitada de aprofundamento do canal de navegação de acesso aos estaleiros da WestSea, concessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deverá acontecer em Junho.

A rodovia (com 8,8 quilómetros de extensão) fará a conexão com o porto comercial ao nó da A28, em São Romão de Neiva, possibilitando a retirada do tráfego de pesados do interior das vias urbanas. «Declarei a utilidade pública dos terrenos e, portanto, a tomada de posse administrativa está praticamente a acontecer. Assim que for tomada a posse administrativa, pode ser lançado o concurso», revelou a ministra.

Segundo Ana Paula Vitorino, chegou já à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) um pedido para que a «elaboração do caderno de encargo e o programa do concurso público» possa «avançar já». «Aquilo que está protocolado com a Câmara de Viana do Castelo é que será a Câmara a lançar o concurso ainda que a maioria do financiamento seja da APDL», disse, acrescentando que o desejo é o de «antecipar, o mais depressa possível, o concurso para que, no próximo ano, possa haver obra».

Parte do dossier da estratégia para o aumento da competitividade portuária, o investimento nos acessos ronda os 9,5 milhões de euros, suportados pela APDL e pela Câmara de Viana do Castelo. No que toca ao aprofundamento do canal de navegação, a empreitada custará cerca de 15 milhões de euros, suportado pela WestSea, e possibilitará o aumento para mais do dobro do número de navios a utilizar, no futuro, esta indústria naval.



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