Acordo EUA-Canadá-México: USMCA, um NAFTA 2.0 que põem fim ao ‘mexican stand off’ comercial

Empresas, Logística Comentários fechados em Acordo EUA-Canadá-México: USMCA, um NAFTA 2.0 que põem fim ao ‘mexican stand off’ comercial 542
Tempo de Leitura: 2 minutos

No turbilhão de ameaças, golpes e contra-ataques em que se tornou o panorama comercial dos dias de hoje, ventos de concórdia sopram da América do Norte: os EUA, o Canadá e o México atingiram um entendimento para firmar um novo acordo comercial (o USMCA) que colocará um ponto final no mexican stand off vivido até agora.

O acordo foi ontem anunciado oficialmente pelas três nações e põe termo ao mau-estar diplomático entre as três nações, devido à progressiva diluição do prévio acordo comercial, denominado NAFTA (North American Free Trade Agreement). Recorde-se que Donald Trump intensificou as críticas à moldura do acordo.

O controverso presidente dos EUA havia apelidado o NAFTA de desastroso para as pretensões comerciais do país, poucos meses antes de ser eleito. Na sequência da degradação das relações comerciais entre os três países, instada em grande parte pelas críticas de Trump, os três países chegam agora a um entendimento.

Segundo a Casa Branca, o acordo que envolve os três países – denominado USMCA – é um «acordo comercial moderno e reequilibrado» que «actualizará e substituirá o NAFTA». Donald Trump descreveu-o como «histórico» e afirmou que «abrirá muito os mercados e reduzirá os factores prejudiciais para os EUA».

«Chegámos a um maravilhoso novo Trade Deal com o Canadá, a ser adicionado ao acordo já alcançado com o México. É um grande negócio para todos os três países», declarou ainda, na conta da rede social Twitter, Donald Trump. Para o presidente do México, Enrique Peña Nieto, o acordo «abrirá novas oportunidades de desenvolvimento e tornará a América do Norte uma região competitiva, forte e próspera».

Tal visão foi compartilhada pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que descreveu (na rede social Twitter) o USMCA como «um bom acordo para o Canadá, que fortalecerá a classe média, reforçará a economia, criará novos empregos e novas oportunidades».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com