Associação Comercial do Porto critica adiamento do Plano Estratégico de Expansão de Porto de Leixões

Marítimo Comentários fechados em Associação Comercial do Porto critica adiamento do Plano Estratégico de Expansão de Porto de Leixões 519
Tempo de Leitura: 2 minutos

Através de um comunicado hoje lançado, a Associação Comercial do Porto (ACP) apontou o dedo ao Executivo no que concerne à expansão, há muito desejada, do Porto de Leixões. Na visão da ACP, o Governo parece insistir em «manter adiada a implementação do Plano Estratégico de Expansão de Porto de Leixões».



Situação em Leixões terá «graves consequências para a actividade económica», critica a ACP

Este aparente impasse terá, defende a ACP, «graves consequências para a actividade económica». A associação, encabeçada por Nuno Botelho, teceu um rol de críticas ao Executivo, realçando as morosidades processuais que pautam este tipo de dossiers: «Numa perspectiva optimista, mediar um período não inferior a quatro anos entre o momento de lançamento do concurso para a sua construção e conclusão da obra».

Admitindo estar «particularmente apreensiva com o que está a acontecer no Porto de Leixões», a ACP resolveu expor o que considera ser a «crescente interferência do Governo», passível de criar «graves consequências para a actividade económica» que é gerada e fomentada pelo porto nortenho. Diz a ACP que o Governo, ao sustentar o adiamento da «implementação do Plano Estratégico de Expansão do Porto de Leixões» fomenta a estagnação dos «investimentos estudados e validados», que considera «absolutamente fulcrais».

Projecto «urgente» mas, diz a ACP, «sem data para sair do papel»

Essa postura, critica, apenas cria o ambiente ideal para um cenário de «incapacidade do porto em responder à tendência de aumento de dimensões dos navios que o pretendem escalar». Posto isto, apenas « a construção de um novo terminal que aumente a capacidade do porto e seja capaz de receber navios com maiores dimensões poderá assegurar que Leixões continue a ser o porto competitivo que serve excelentemente o tecido económico em que se insere».

Apesar das várias menções da Ministra do Mar ao «Novo Terminal com fundos -14», tida pela ACP como a «solução», a associação afirma que, pelo que se lhe dá a parecer, «não se vislumbra data para a intenção sair do papel« e avançar com a «concretização deste projecto, como é, de facto, urgente».



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com