Actividade industrial da Zona Euro «sem razões para celebrar» e minada pela guerra comercial

Empresas Comentários fechados em Actividade industrial da Zona Euro «sem razões para celebrar» e minada pela guerra comercial 304
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com os mais recentes dados da IHS Markit (consultora responsável pela publicação do índice PMI para a Indústria), a actividade industrial da Zona Euro experimentou, em Julho, uma ligeira recuperação, no entanto, insuficiente para animar os analistas e os mercados. Aliás, o «pior poderá estar para vir», advertiu o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.



Apesar da tímida subida, lembra Williamson, não existem grandes razões para sorrir: este é a segunda pior marca em mais de 18 meses. Se antes o receio não se instalou, agora, o caso mudou de figura. «Uma subida marginal no PMI dá poucas razões para celebrar», comenta Williamson no relatório ontem (dia 1 de Agosto) publicado pela IHS Markit. Quais os motivos para tão frágil performance?

Guerra comercial é uma das explicações para fragilidade da actividade industrial da Zona Euro

Entre eles está, certamente, a chamada trade war que tanta tinta tem vertido em jornais e tanta dissidência tem provocado na diplomacia internacional: a guerra comercial, acompanhada a par e passo pela Revista Cargo, tem afectado a confiança dos players globais, fragilizando, consequentemente, todos os prismas da cadeia logística global. O inquérito da consultora revela que a confiança face ao futuro está em mínimos de dois anos.

Ora, tal falta de confiança tem implicações directas nas carteiras de encomendas que registaram o aumento mais pequeno em dois anos. Analisa Williamson que «a implicação» desta afectação «é que as indústrias podem ter de rever a sua produção em baixa nos próximos meses a menos que a procura reanime». Este tipo de desenvolvimento é perfilhado pelo abrandamento das exportações «desde o início do ano».

O valor ficou nos 55,1 pontos em Julho (recorde-se que em Junho havia atingido um mínimo de 18 meses, fixado nos 54,9), mas, lembra o relatório, faz-se sentir uma pressão por banda dos preços também devido à guerra comercial, nomeadamente as tarifas já implementadas mas também por causa de atrasos nas cadeias de produção, como também explicitou ontem o ‘Jornal de Negócios’.

Consulte aqui o relatório da IHS Markit.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com