AdC frisa «importância crucial» do sector portuário para a economia portuguesa

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A conferência subjugada ao tema ‘Portos e Concorrência’, realizada no passado dia 18 de Fevereiro, juntou prismas diferentes no que toca à concepção e compreensão do modelo de gestão dos portos portugueses – às recomendações da Autoridade da Concorrência (AdC), plasmadas no seu relatório de Dezembro de 2018, juntaram-se as visões de quem representa actualmente as administrações portuárias.

Como a Revista Cargo já aqui noticiou, o administrador Ricardo Roque expôs a sua visão durante a sua intervenção na conferência, deixando reparos à metodologia e perspectiva analítica do relatório da AdC, também aqui já oportunamente descrito pela nossa publicação, em Dezembro do ano transacto. Apesar dos reparos contidos nesse relatório, a AdC, pela voz da sua economista-chefe, deixou elogios ao papel dos portos na economia lusa.

Economista-chefe da AdC enfatiza «importância crucial» dos portos

Durante a sua intervenção, Ana Sofia Rodrigues frisou que o sector tem contribuído «directa e indirectamente» para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico, tendo um papel de «importância crucial» na economia e na sociedade. Apesar das discórdias, uma verdade maior uniu as opiniões durante a conferência: «Estou certa de que sobre um ponto não haverá qualquer divergência: a importância crucial do sector portuário para a economia e a sociedade portuguesas, no seu passado, no seu presente e no seu futuro», afirmou.

Eficiência será o factor diferenciador no futuro

Essa importância, explicou, tem sido alimentada «pelo crescimento sustentado da procura de transporte marítimo de mercadorias e de serviços portuários, na sequência do aumento de fluxos de comércio internacional e do reforço da integração da economia mundial», disse, citada pela Lusa, colocando a eficiência como meta de todo o vindouro desenvolvimento portuário: «O papel a desempenhar pelo sector portuário na gestão das oportunidade e desafios futuros dependerá do seu grau de eficiência».

Entre grandes desafios para o sector estão, reforçou Ana Sofia Rodrigues, as barreiras do proteccionismo e das guerras comerciais, a aposta na digitalização de processos, a expansão colossal do e-commerce e a consolidação com o papel das alianças de operações de concentração no sector.

Com Lusa

 

 

 

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