ferrovia IP obras

ADIF assegura: ligação de alta velocidade entre Vigo e o Porto é projecto «prioritário»

TerrestreComentários fechados em ADIF assegura: ligação de alta velocidade entre Vigo e o Porto é projecto «prioritário»535
Tempo de Leitura: 2 minutos

Pardo de Vera ADIFA presidente de entidade estatal espanhola ADIF, Isabel Pardo de Vera, reiterou, publicamente, que a Galiza contará com a alta velocidade até ao Outono deste presente ano, ao mesmo tempo que confirmou que a ligação férrea a Portugal é um projecto «prioritário» para a entidade.

Em entrevista concedida recentemente à Rádio Nacional Galega (RNE), Pardo de Vera confirmou a conclusão das obras da Alta Velocidade Espanhola (siga AVE) até à localidade de Ourense, pelo que neste momento «já se encontra tudo a ser testado». «Temos uma infra-estrutura muito complexa e muito dispendiosa, mas é uma das infra-estruturas pioneiras na evolução tecnológica na Europa e no mundo», defendeu Pardo de Vera.

Assegurando que as provas realizadas até ao momento foram «muito satisfatórias» e que a electrificação ganhou impulso, a presidente da ADIF adiantou que, mesmo não podendo estipular prazos, mantém no horizonte temporal a estação do Outono para a entrada ao serviço da AVE. Neste sentido, adiantou que comunicará prontamente «como decorrem estes testes», e «se ocorre algum incidente» passível de atrasar essa meta temporal.

Da mesma forma, a presidente da gestora de infra-estruturas espanhola prometeu que será dado «um impulso claro» aos traçados que ligam Ourense e Vigo e que fazem parte do Corredor Mediterrâneo. Vincando estar consciente da «orografia extremamente complicada» destas vias centenárias, que ao longo deste Inverno sofreram inúmeros acidentes, Pardo de Vera afirmou que o troço está «dentro do programa de investimentos».

Ligação entre Vigo e Porto é «imprescindível» e conta com vontade «comum»

Da mesma forma, a responsável destacou como «prioridade» a saída Sul de Vigo até Portugal.Além disso, Pardo de Vera insistiu novamente na «clara aposta» dos governos português e espanhol na promoção desta infra-estrutura, tida como «imprescindível, natural e de sentido comum». A «vontade dos governos português e espanhol já deu passos claros», declarou. «Na ADIF, já iniciámos a tramitação do acordo com a entidade administradora de infra-estruturas portuguesa», adiantou, tendo em vista o acordo, que vai ser assinado em breve.

Fonte: Rádio Nacional Galega e Faro de Vigo

Foto crédito: ADIF

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com