ferrovia Indústria ferroviária

Adif e Plataforma Logística de Aragão avaliam projecto ferroviário Algeciras-Madrid-Saragoça

Terrestre Comentários fechados em Adif e Plataforma Logística de Aragão avaliam projecto ferroviário Algeciras-Madrid-Saragoça 263
Tempo de Leitura: 2 minutos

Além de fazer parte da Rede Transeuropeia de Transportes e de se ter tornado um nó prioritário dos corredores Atlântico e Mediterrâneo, o Porto de Algeciras está tentando tirar proveito de sua posição como um hub intercontinental de serviços dos transportes e do comércio mundial.

Algeciras, Adif e Aragão em sintonia para implementação de projecto ferroviário

Nesse contexto, a Autoridade Portuária de Algeciras encontra-se a trabalhar com a estatal Adif e com a Plataforma Logística de Aragão num estudo de viabilidade tendo em vista a concretização de um projecto ferroviário Algeciras-Madrid-Saragoça, tendo em vista o tráfego ro-ro proveniente do Porto de Tânger (situado em Marrocos).

Esta visão foi exposta durante a VIII Reunião de Negócios Hispano-Marroquina – durante o evento foi apontado que as previsões apontam para um movimento de 600.000 camiões por ano entre os dois portos até 2025, bem acima dos 350.000 previstos para o ano de 2019.

algecirasActualmente, a Adif, que gere a infra-estrutura ferroviária espanhola, está a avaliar a implementação do projecto com base na procura e na própria infra-estrutura por meio da qual os comboios devem circular, que exige uma bitola maior que a dos restantes do tráfegos intermodais.

Bitola é dossier em avaliação

Torna-se assim essencial, frisaram as partes envolvidas, realizar um estudo para medir a bitola actual na linha ferroviária. Dadas as necessidades do mercado em relação à implementação dos serviços ferroviários, decidiu-se priorizar as linhas com as quais as medições começarão a ser feitas, que coincidem com as secções dos actuais corredores de mercadorias, tanto no Atlântico quanto no Mediterrâneo.

O objectivo deste novo plano – liderado pela entidade estatal Adif – é a promoção da intermodalidade no âmbito do transporte ferroviário de carga, assim favorecendo que os serviços ferroviários possam ser uma opção real na Espanha para os sectores de mercado com essas necessidades.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com