ADIF e Puertos del Estado apostam em plataforma digital para fomentar a interoperabilidade

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em ADIF e Puertos del Estado apostam em plataforma digital para fomentar a interoperabilidade 305
Tempo de Leitura: 2 minutos

Espanha vai intensificar a sua aposta na intermodalidade no contexto do transporte de mercadorias: prova disso é a aposta na plataforma tecnológica SIMPLE, que visa a simplificação de processos para a melhoria da Logística. O projecto, há muito debatido no país vizinho, coloca a partilha de informação no centro das atenções do sector do transporte de cargas, enquanto pilar da eficiência e da sinergia entre modos de transporte.

ADIF, Puertos del Estado e Ministério do Fomento em sintonia

Para atingir este objectivo, foi dado o importante passo inicial (no decorrer da semana passada), ao ser publicado no BOE (Boletim Oficial do Estado) o acordo firmado entre o Ministério do Fomento, a ADIF e a Puertos del Estado para a materialização do projecto, que prevê a estruturação e exploração da plataforma tecnológica SIMPLE – a iniciativa contará com um investimento de 5,26 milhões de euros, dividido igualmente pelas partes.

Plataforma aberta e colaborativa para garantir a interoperabilidade em Espanha

O projecto foca-se no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica, aberta e colaborativa, que serve como uma ferramenta telemática homogénea para garantir a interoperabilidade entre os diferentes modos de transporte, permitindo a gestão integrada de um conjunto de dados e documentos referentes à cadeia logística multimodal e o reconhecimento da rastreabilidade das cargas nos diferentes meios de transporte.

Projectada também para ser extensível ao transporte rodoviário, a plataforma SIMPLE (que faz parte do sistema one-stop desenvolvido por Puertos del Estado em 2015) permitirá a reutilização de informações ao longo da cadeia logística, com base no princípio de fornecer dados numa base única. Por outro lado, permitirá a interligação entre a administração pública e os diferentes agentes privados do sector da Logística.

O Ministério do Fomento espera que a nova plataforma esteja operacional até o final do próximo ano e signifique uma melhora significativa na competitividade do sector. A plataforma SIMPLE optimizará os fluxos de transporte e distribuição de mercadorias, projecta a tutela.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com