Terminal XXI Sines greve

Porto de Sines: Acordo assinado com a PSA permite investimento privado de 660 milhões de euros

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines: Acordo assinado com a PSA permite investimento privado de 660 milhões de euros 276
Tempo de Leitura: 2 minutos

Foi assinado, no passado Sábado (dia 12 de Outubro), entre a Administração do Porto de Sines (APS) e a PSA Sines, um aditamento ao contrato de concessão que permite a realização de novos investimentos de expansão do cais e redimensionamento e modernização do Terminal XXI. A formalização deu-se nas instalações do Ministério do Mar (em Algés) e contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

O aditamento, adiantou a tutela, permite «um investimento global de 660,9 milhões de euros (preços correntes), totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, compreendendo não só a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores, ao longo de toda a vida da concessão».

Deste investimento, 134,4 milhões serão em infra-estruturas, concretizadas entre Fevereiro 2021 e final 2023; 9,3 milhões para expansão da ferrovia, já concluída; e 154,2 milhões de novos equipamentos a adquirir até 2027, num total de 297,9 milhões. Os restantes 363 milhões serão investidos em renovação de equipamentos concretizada ao longo da vida da concessão. O prazo da concessão é expandido em 20 anos.

Assim, a infra-estrutura passará a deter uma frente de cais de 1.950 metros (actualmente 1.040 m), repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, possibilitando a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração; o contrato permitirá a instalação de mais 9 gruas super post-panamax (total passará a ser 19), 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores, a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 para 60 hectares e o aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU.

Em termos directos prevê-se a criação de 900 novos postos de trabalho. Informou ainda o Ministério do Mar que, por via da concretização deste aditamento, «a PSA Sines abdica do direito de preferência ou exclusividade relativamente à construção e exploração de outros terminais de contentores que venham a ser localizados no Porto de Sines.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com