adfersit

Aeroporto do Montijo: Zero aponta «graves erros» ao EIA e fala em «opacidade» do projecto

Aéreo Comentários fechados em Aeroporto do Montijo: Zero aponta «graves erros» ao EIA e fala em «opacidade» do projecto 256
Tempo de Leitura: 2 minutos

A associação ambientalista Zero juntou-se ao recente coro de vozes contrárias ao projecto do Montijo e ao respectivo parecer do Estudo de Impacte Ambiental (EIA): ontem, a associação divulgou um comunicado no qual emitiu um parecer desfavorável ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o novo aeroporto, considerando que este apresenta «graves erros e lacunas».

«Tendo em conta os graves erros e lacunas do EIA, a Zero não pode deixar de emitir um parecer desfavorável relativamente ao projecto do aeroporto do Montijo e respectivas acessibilidades», vinca a Zero, apontando falhas «bastante graves» ao EIA, enfatizando a «incompatibilidade» da localização com a preservação do ecossistema, os impactos no ruído e qualidade do ar, as pressões que vai causar sobre as infra-estruturas e a falta de uma avaliação adequada das emissões de gases com efeito de estufa do projecto.

A Zero refere ainda que, ao ter em conta a análise do risco de colisão de aves com aeronaves, tal exercício foi inconclusivo,frisando que todos os factores que potenciam o risco de colisão estão presentes na Base Aérea N.º 6 do Montijo. Mais: a associação diz que ficou por explicar a urgência do projecto. «Consideramos que há tempo suficiente e que deve ser encetado um novo procedimento que permita uma avaliação abrangente e integrada do sistema aeroportuário da região de Lisboa, que tenha em consideração várias alternativas e que avalie o impacte destas a nível regional».

Para a Zero, o processo do projecto do novo aeroporto tem sido pautado por uma «lamentável opacidade»: «Surgiu como um facto consumado, com decisões prévias aparentemente já tomadas conforme declarações públicas de decisores políticos ao nível do Governo, subvertendo completamente os princípios que enquadram a figura da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)». No entanto, «a Zero confia na isenção da Autoridade Nacional de AIA e espera que o presente EIA seja objeto de uma Declaração de Impacte Ambiental desfavorável».

Com Lusa e DN

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com