Porto de Lisboa

Aí está o novo Terminal de Cruzeiros, a nova casa dos passageiros no porto de Lisboa

Marítimo1 comentário em Aí está o novo Terminal de Cruzeiros, a nova casa dos passageiros no porto de Lisboa1274
Tempo de Leitura: 4 minutos

A passada segunda-feira marcou o início de uma nova era para o porto de Lisboa no segmento dos cruzeiros, com a entrada em operação da nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. A estreia foi feita com o navio ‘Monarch’, numa operação de turnaround que fez passar pelo terminal cerca de 3.500 pessoas.

A estreia da nova casa dos cruzeiros no porto da capital contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, para além do Director do Terminal, Ricardo Ferreira. A comitiva assistiu às diversas fases do processo de turnaround, com passageiros que desembarcaram de um navio que fizera viagem a partir de Warnemunde (Alemanha) e que seguiram para o novo cruzeiro de oito dias, com destino às Ilhas Canárias.

Uma obra «importante para o turismo e para a economia do mar»

Quem nunca escondeu o entusiasmo com a construção da nova Gare foi a Ministra do Mar, enaltecendo por diversas vezes a necessidade e urgência desta obra que visa aproveitar um mercado de cruzeiros em franco crescimento e também a crescente procura turística na cidade de Lisboa. Aliás, este é mesmo um dos quatro grandes projectos para o porto de Lisboa da ‘Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária’, apresentada por Ana Paula Vitorino no final do ano passado.

Não foi por isso de estranhar a visível satisfação da governante nesta segunda-feira, realçando que esta é «uma obra que honra a arquitectura e a engenharia portuguesas, que estabelece uma relação fantástica entre a cidade e o rio através de uma integração harmoniosa de todos os elementos da envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar». «É uma infraestrutura pronta para acolher o crescimento previsto do Porto de Lisboa na área dos cruzeiros de turnaround e dotar a capital de capacidades competitivas para concorrer com outras cidades neste segmento», acrescentou ainda Ana Paula Vitorino.

Inauguração oficial fica para depois das autárquicas

Apesar do início das operações na nova Gare ter sido feito esta segunda-feira, Ana Paula Vitorino ressalvou que aquela fora apenas «uma visita de trabalho para assinalar o arranque das operações no novo Terminal», garantindo que a inauguração oficial «ocorrerá em data oportuna após o acto eleitoral e empossado o novo executivo de Lisboa».

«Estamos no bom caminho, com um novo terminal de cruzeiros de excelência e com a realização em Lisboa, em 2018, da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Obra e passos concretos importantes para fazer acontecer o mar», concluiu a Ministra.

Primeiro dia de operações decorreu com grande normalidade

Já o Director do Terminal destacou o fluxo do processamento de bagagens e de passageiros, processos que decorreram com grande normalidade, sem quaisquer problemas de segurança e onde ficou demonstrada a capacidade de resposta, sobretudo tendo em conta que foi a primeira vez que a infraestrutura foi utilizada – e logo numa operação complexa como é a de turnaround.

Sector em franco crescimento no porto de Lisboa

O novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa era a peça que faltava para dar resposta a um sector que cresce a olhos vistos no porto da capital. Num projecto iniciado em 2007 pela APL, o porto de Lisboa passa agora a contar com 1.490 metros de cais acostável – mas as obras incluiram também o reforço dos cais existentes e o tratamento e consolidação dos lodos e aterro da doca do Terreiro do Trigo. No total, o investimento na construção do terminal cifrou-se nos 23 milhões de euros.

Espera-se que o porto de Lisboa acabe 2017 com 337 escalas de navios cruzeiro, fazendo passar pela capital um total de 524 mil passageiros. Números que, a confirmar-se, representarão um crescimento de cerca de 8% nas escalas face a 2016 mas que, ainda assim, ficarão aquém do melhor ano, o de 2013, quando Lisboa recebeu 353 escalas e 558 mil passageiros.

Mas o novo Terminal de Cruzeiros pode fazer cair o recorde, quiçá já em 2018, quando estiver operacional durante todo um ano civil. Para esse ano, o porto de Lisboa espera receber 361 escalas e 617 mil passageiros! Um ano que, recorde-se, assinala ainda a realização, em Lisboa, da 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo.

Veja abaixo algumas fotos da primeira operação partilhadas pelo porto de Lisboa:

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com