seawing airbus vela navios

Airbus desenvolve SeaWing capaz de deslocar navios de grande porte

Aéreo, Marítimo Comentários fechados em Airbus desenvolve SeaWing capaz de deslocar navios de grande porte 316
Tempo de Leitura: 2 minutos

O slogan da Airbus – ‘Nós Fazemos Voar’ – parece ter adquirido um novo sentido, estando a conhecida fabricante de aeronaves a desenvolver uma solução que promete revolucionar também o transporte marítimo – a SeaWing, uma vela capaz de mover grandes navios.



Redução de consumos na ordem dos 20% e redução de impacto ambiental

Uma equipa de engenheiros da Airbus desenvolveu a SeaWing, que, aplicando os princípios do para-pente, terá capacidade para fazer deslocar navios de grande porte, reduzindo o consumo de combustível em 20%, para além da redução de emissões que daí advém.

Esta asa, depois de instalada, poderá ser activada com o simples carregar num interruptor, que faz com que a asa se desdobre e a partir daí opere de forma completamente autónoma, «graças a um sistema de recolha e análise de dados meteorológicos e oceânicos em tempo real, o que lhe permite uma optimização de desempenho, ao mesmo tempo que garante a máxima segurança», garante a fabricante. Quando deixa de ser necessária, a asa recolhe automaticamente ficando desde logo preparada para a utilização seguinte.

A Airbus indica ainda que o SeaWing foi desenvolvido pela AirSeas, uma pequena startup dentro da empresa que reúne alguns dos seus engenheiros com preocupações ambientais e também «apaixonados pela aeronáutica e pelo mar».

Primeira encomenda fica em casa

Esta solução até já tem a sua primeira encomenda, vinda da própria Airbus, que utilizará a mesma nos seus navios Ro-Ro que a fabricante utiliza para transportar grandes peças aeronáuticas entre os seus locais de produção situados na Europa para os EUA. Com isso a empresa espera poder reduzir a sua pegada ambiental em 8.000 toneladas de CO2 por ano, para além da referida poupança a nível de consumo na ordem dos 20%.

«Estamos muito orgulhosos pelo facto de a Airbus ter confirmado a sua confiança no sistema SeaWing depois de ver os resultados nos testes em primeira mão no seu próprio navio. Esta primeira instalação em navios Ro-Ro abre caminho para novos negócios pioneiros em navios porta-contentores, graneleiros e barcaças», explicou Vicent Bernatets, CEO e fundador da AirSeas.

A SeaWing foi projectado para uma rápida integração em quase todos os navios comerciais em operação hoje, dada a sua natureza simples e modular, permitindo a instalação durante uma escala regular em porto.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com