Airbus Skyways

Skyways: o drone da Airbus vai entregar as primeiras encomendas em ambiente real

Aéreo Comentários fechados em Skyways: o drone da Airbus vai entregar as primeiras encomendas em ambiente real 530
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Airbus anunciou que o seu drone não tripulado para entrega de encomendas – o Skyways – realizou, em Singapura, o seu primeiro voo de demonstração com sucesso.



Segundo a companhia, o drone levantou voo do centro de manutenção dedicado e pousou no telhado de uma estação de processamento construída especialmente para este efeito, onde um braço robótico carregou o drone com uma encomenda. De seguida, o Skyways levantou novamente voo e voltou para terra, onde foi possível verificar a sua funcionalidade de descarga automática.

Airbus, CAAS, SingPost e NUS confiantes no sucesso do projecto

Esta demonstração vem no seguimento do projecto experimental que a Airbus tem vindo a desenvolver em conjunto com a Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS), estabelecido em Fevereiro de 2016, que visa desenvolver um sistema aéreo urbano não tripulado que atenda a segurança, eficiência e sustentabilidade do negócio de transporte aéreo em cidades como Singapura. A colaboração foi posteriormente estendida à Singapore Post (SingPost), que se tornou o parceiro logístico local para o projecto.

«O voo de demonstração de hoje abre o caminho, de forma positiva, para o lançamento do nosso serviço de testes local nos próximos meses. É o resultado de uma parceria muito forte entre as partes envolvidas, especialmente a orientação e a confiança constantes da CAAS», afirmou Alain Flourens, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Director Técnico da Airbus Helicopters (divisão responsável pelo projecto).

«As entregas aéreas em ambiente urbano de forma segura e fiável serão uma realidade  num futuro não muito distante e a Airbus está muito entusiasmada por ser um precursor nesta área», acrescentou.

Testes em ambiente real

A Airbus Helicopters tem o projecto Skyways num estágio avançado da sua execução. A fase de pesquisa e desenvolvimento tem vindo a correr de forma muito positiva, tendo a empresa equipamentos e instalações presentes no campus da Universidade Nacional de Singapura (NUS). E será aí mesmo que o sistema será testado inicialmente, estando prevista a criação de estações dentro do campus que poderão ser utilizadas pelos estudantes para encomendas entre os 2kg e os 4kg.

«O projecto Skyways é uma inovação importante para o sector da aviação. A CAAS tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com a Airbus no projecto, com especial enfoque no desenvolvimento de sistemas e regras para garantir que essas aeronaves possam operar num ambiente urbano de forma segura. Este projecto irá permitir desenvolver regras inovadoras para apoiar o desenvolvimento da indústria aeronáutica não tripulada em Singapura. Estamos muito satisfeitos com os progressos que a Skyways tem tido e estamos ansiosos para aprofundar a nossa parceria com a Airbus», disse Kevin Shum, director-geral da CAAS.

«O desafio da logística urbana é complexo e um ecossistema de cacifos de encomendas e veículos autónomos será uma peça fundamental para resolver este quebra-cabeças», disse Alex Tan, Chief Information Officer do Grupo SingPost. «O serviço de teste que se irá iniciar no final deste ano será um importante passo em frente para a SingPost na tentativa de desenvolver soluções para as futuras necessidades de logística de Singapura e outras cidades do mundo».

«O Projeto Skyways vai de encontro com a visão da NUS de servir como um laboratório vivo para liderar na área da tecnologia e de soluções inovadoras. A comunidade NUS está muito animada por ser a primeira em Singapura a experimentar este novo conceito de entrega de encomendas por drones – um esforço que poderia redefinir a logística urbana», disse o vice-presidente e provador sénior da NU, o professor Ho Teck Hua. «Os estudantes da Faculdade de Engenharia da NUS têm também a oportunidade de obter valiosas experiências como estagiários na Airbus neste projecto. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Airbus, CAAS e SingPost para realizar os testes no nosso campus.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com