AIVP realizará sessão de reflexão sobre a relação cidade-porto no próximo Fórum Urbano Mundial

Marítimo Comentários fechados em AIVP realizará sessão de reflexão sobre a relação cidade-porto no próximo Fórum Urbano Mundial 244
Tempo de Leitura: 2 minutos

A AIVP (Associação Mundial de Cidades e Portos) revelou, em comunicado, que participará do próximo Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU Habitat, para debater o tema das cidades portuárias sustentáveis ​​e o seu papel nas estratégias globais de desenvolvimento sustentável. Entre 8 e 13 de Fevereiro de 2020, mais de 20.000 participantes, especialistas e académicos, participarão na 10ª edição do Fórum Urbano Mundial.

Esta é a maior conferência global focada no planeamento e gestão do desenvolvimento urbano, organizada pela ONU-Habitat. A AIVP organizará um evento paralelo, «apresentando a Agenda AIVP 2030 como a principal ferramenta para envolver as partes interessadas que contribuem para cidades portuárias sustentáveis». Os dez compromissos fixados no documento e suas 46 acções específicas adaptam os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável especificamente para o relacionamento Porto-Cidade, descrevendo as metas tangíveis para um mundo mais sustentável.

No mesmo evento, a AIVP e a ONU-Habitat assinarão um Memorando de Entendimento, concordando em trabalhar juntos no desenvolvimento da Agenda AIVP 2030, definindo «acções concretas e trabalhando para identificar os problemas que afectam as cidades portuárias», detalhou a AIVP. Os dez objectivos da Agenda AIVP 2030 focam-se na inovação em torno de questões como transição energética, mobilidade, cultura, governança, capital humano, adaptação às mudanças climáticas e protecção da biodiversidade. As partes interessadas da cidade portuária são incentivadas a trabalhar em prol dessas metas a essas metas, incorporando-as nos seus planos e projectos de desenvolvimento.

O evento paralelo intitulado ‘Cidades portuárias como substitutos do desenvolvimento sustentável global: a Agenda AIVP 2030‘ envolverá cinco especialistas e representantes de alto nível das cidades portuárias de todo o mundo. Os oradores enfatizarão a importância das relações Porto – Cidade e o papel da AIVP na orientação dos líderes das cidades portuárias em direcção a relacionamentos Porto – Cidade mais sustentáveis.

«O objectivo a longo prazo, além de contribuir para a agenda global de desenvolvimento sustentável, é o de consciencializar os governos nacionais e as organizações internacionais sobre a importância das cidades portuárias como nós cruciais para as cadeias de suprimentos globais e a urbanização costeira», explica a AIVP, que salienta ainda que as «questões da cidade portuária precisam ter maior visibilidade, a fim de obter apoio institucional e económico para os principais projectos de desenvolvimento sustentável».

Ora, neste contexto, «o Memorando de Entendimento com a ONU-Habitat é um poderoso símbolo do novo compromisso político da AIVP em defender os interesses de seus membros em arenas globais, para cidades portuárias sustentáveis. Convidamos todas as cidades portuárias a juntarem-se à nossa delegação e a fazer a nossa voz ser ouvida ao mais alto nível», declarou ainda a organização.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com