Ajudas estatais a HMM e Yang Ming são «concorrência desleal», aponta CEO da Maersk

Marítimo Comentários fechados em Ajudas estatais a HMM e Yang Ming são «concorrência desleal», aponta CEO da Maersk 310
Tempo de Leitura: 2 minutos

Durante a conferência de imprensa na qual foi feito o balanço da evolução da actividade do Shipping contentorizado no primeiro trimestre, o CEO da operadora líder de mercado – Maersk Line – deixou duras críticas aos ajudas estatais dados a concorrentes como a HMM ou a Yang Ming Line, caracterizando tais apoios de «concorrência desleal». Soren Skou deixou um à Comissão Europeia: é preciso investigar tais comportamentos.

Ajudas estatais: um comportamento «totalmente inaceitável»

As ajudas estatais dadas as transportadoras marítimas como a HMM ou a Yang Ming Line devem ser alvo de uma investigação, uma vez que podem ser actos de distorção da sã concorrência no sector, apontou o CEO da Maersk. Para Soren Skou, as companhias que recebem estes auxílios ganham uma vantagem competitiva injusta, sendo beneficiadas mesmo não apresentando resultados favoráveis. «É totalmente inaceitável», atirou.

A matéria foi reportada pela publicação dinamarquesa ‘Shipping Watch’ e pela ‘Container News’, que chegaram à fala como o CEO da operadora nórdica. «É totalmente inaceitável. As duas transportadoras não fazem dinheiro há dez anos. A União Europeia deve fazer algo a respeito desta matéria, pois trata-se de uma concorrência desleal», acusou o responsável, argumentando que tais ajudas estatais são ainda mais injustas em tempos de crise pandémica, quando as dificuldades financeiras sufocam ainda mais a competição geral.

Um porta-voz da Maersk confirmou à publicação ‘Container News’ que Soren Skou, ao responder a perguntas de repórteres, sentiu que «é totalmente inaceitável que a Coreia do Sul e Taiwan estejam a auxiliar as suas companhias de navegação nacionais HMM e Yang Ming precisamente num momento em que o mercado global e a indústria contentorizada estão a ser atingidos pela pandemia do novo coronavírus». Para o CEO da Maersk, este comportamento «distorce a concorrência» e desnivela a base de uma sã e justa competição no Shipping contentorizado.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com