Linha IP Douro Ferrovia IP IP Portugal

Alberto Núñez Fejióo abordou ligações transfronteiriças: «Ligar Lisboa com Vigo é um sonho»

Terrestre Comentários fechados em Alberto Núñez Fejióo abordou ligações transfronteiriças: «Ligar Lisboa com Vigo é um sonho» 264
Tempo de Leitura: 2 minutos

O espanhol Alberto Núñez Fejióo, presidente da Junta Autónoma da Galiza, esteve em Portugal e reuniu com o Primeiro-Ministro António Costa e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O político galego abordou as conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha e, instado pela imprensa a falar sobre a ligação Lisboa-Vigo, considerou tratar-se de «um sonho», remetendo a resposta para o chefe do Executivo de Portugal.

A ligação «Lisboa — Vigo seria em três horas (com comboio de alta velocidade). Compreenderá que ligar Lisboa com Vigo é um sonho e fazê-lo em três horas é um antes e um depois para as relações entre o norte de Espanha, Galiza e Portugal», comentou Alberto Núñez Fejióo. «Neste momento, a ligação entre Porto e Galiza é duas horas e 15 minutos, aproximadamente, e passaria a ser 55 minutos, portanto, automaticamente estaríamos numa conectividade ferroviária absolutamente distinta, que competiria com a conectividade por autoestrada, de uma forma clara», afirmou.

Além da ligação Lisboa – Vigo, o comboio de alta velocidade vai permitir «chegar desde o centro de Lisboa a Corunha em quatro horas, é um antes e um depois para todo o Eixo Atlântico», acrescentou o presidente da Junta Autónoma da Galiza. Recorde-se que, no contexto desta visita oficial, ficou garantido, pelo Executivo luso, o compromisso de um comboio de alta velocidade entre Braga e a fronteira portuguesa.

Tal como a Revista Cargo noticiou, tratar-se-á de um investimento de 900 milhões de euros, a partir de 2025. «A ideia é começar entre Braga e a fronteira portuguesa, é um projecto de 900 milhões de euros e os prazos previstos é que se possa começar esse projecto, uma vez finalizados os projectos construtivos necessários para poder começar a obra, a partir do ano 2025, aproximadamente», revelou Alberto Núñez Fejióo.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com