Alberto Souto

Alberto Souto: reforço do litoral costeiro é projecto «fundamental para o Porto de Aveiro»

Marítimo Comentários fechados em Alberto Souto: reforço do litoral costeiro é projecto «fundamental para o Porto de Aveiro» 324
Tempo de Leitura: 2 minutos

O projecto do reforço do litoral costeiro, entre o sul da praia da Costa Nova, em Ílhavo, e a praia da Vagueira, em Vagos, será «fundamental para o Porto de Aveiro», considerou ontem Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações – Infra-estruturas e Habitação.

Porto de Aveiro ZALIAo oficializar ontem (dia 20 de Abril), por via electrónica e em vídeo-chamada, a consignação da ‘Empreitada de Dragagem dos Fundos, Adjacentes e Remoção dos Inertes da ZALI – Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Reforço do Cordão Litoral a Sul Costa Nova’, , Alberto Souto de Miranda referiu que as obras «devem começar em Maio e irão até Setembro». O representante do Executivo considerou o projecto «fundamental para o Porto de Aveiro» e para a «defesa do cordão dunar a sul da Costa Nova».

O projecto envolve 12 milhões de euros para «desmontar a ‘duna’ artificial que há muitos anos se encontrava no porto, com queixas várias das populações», permitindo dragar a ‘ilha’ para concluir a infra-estuturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) do porto. Segundo o governante, a intervenção reforçará a competitividade portuária e depositar mais de dois milhões de metros cúbicos no mar, «visando defender a zona da Vagueira». O volume total de areias a retirar e dragar da ZALI do Porto de Aveiro, transportar e a repulsar para o troço costeiro a sul da barra de Aveiro, entre a Costa Nova (Ílhavo) e Vagueira (Vagos), será de 2.375.000 metros cúbicos.

A empreitada será levada a cabo entre os meses de Maio e Setembro, em período de baixa ondulação e levando em conta as marés, por motivos relacionados com a operação das dragas e o bombeamento/repulsão de areias para a zona imersa das praias. A colocação de sedimentos a sul da praia da Costa Nova travará a erosão, beneficiando a frente marítima até à Vagueira, uma das zonas mais frágeis do litoral português devido ao avanço do mar, provocado pelas alterações climáticas registadas nas últimas décadas.

Com: Notícias de Aveiro / LUSA

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com