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‘Vítima’ do seu próprio sucesso: Alcont adopta sistema DEPOT da MAEIL

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A convite da Alcont – Parqueamento e Reparação de Contentores e da tecnológica MAEIL, a Revista Cargo visitou o parque da Alcont na Bobadela num dos primeiros dias de operação do sistema DEPOT – naquele que é mais um exemplo prático de uma empresa portuguesa a abraçar a digitalização.


O quadro repleto de post-its de várias cores nos escritórios onde se faz a gestão do parque de contentores da Alcont assusta quem chega de fora. Porém, na visita que a Revista Cargo fez ao parque localizado na Bobadela, localizado ali mesmo junto à movimentada linha ferroviária, rapidamente se apercebe que quem ali trabalha diariamente tem tudo mais do que controlado.

400 movimentos diários ‘obrigam’ utilização do ‘Depot System’

Contudo, a tecnologia devora os velhos hábitos e há momentos em que a ruptura com os modos tradicionais de trabalho tem de ser feita. Em Dezembro, o parque da Alcont estava a estrear o ‘DEPOT System’ da MAEIL, num processo de digitalização dos sistemas que se tornou ‘obrigatório’ com os seus cerca de 400 movimentos diários de contentores, entre entradas e saídas por camião e comboio.

Hoje, a Alcont conta com uma área total de 9 hectares no seu parque da Bobadela, espaço que é utilizado para o parqueamento mas também para a reparação de contentores – uma área na qual a empresa é especialista, em particular nos contentores reefer (sendo mesmo a única entidade em Portugal a reparar este tipo de unidades, beneficiando da longa experiência do seu Gerente Manuel Gonçalves). A esta unidade junta-se um segundo parque no Norte do país, em Aveleda (Leixões), com uma dimensão de 5,8 hectares e menos actividade diária.

Pela dimensão, dinâmica e maior urgência encontrada na operação do parque da Bobadela, a Alcont decidiu avançar primeiro aí com a solução tecnológica da MAEIL. À difícil tarefa de gerir 400 movimentos diários, que passa do papel para a plataforma online, junta-se a gestão de todo um parque de contentores com capacidade para 14 mil TEUs e que conta com uma ocupação média de 8 mil TEUs.

Porém, a Alcont vai por etapas. Nesta primeira fase, o ‘DEPOT System’ da MAEIL digitaliza e facilita as entradas e saídas do parque. O sistema identifica cada contentor entrado e saído do parque, validando o Gate In (com fotografias e anotações de possíveis danos no contentor), o Gate Out (também com fotos) ou as diversas mudanças no estado de cada contentor.

Numa segunda fase, o sistema contará também com gestão interna do parque, tarefas que continuam a ser feitas de forma manual com base num painel onde são inseridas informações em papel. São os papeis, as suas cores e as diferentes marcas neles escritas que hoje diferenciam os tamanhos dos contentores, as localizações no parque, o estado do contentor ou os clientes a que pertencem, com cores diferentes para os grandes clientes como a MSC ou a Garland.

Comboio trouxe maior dinâmica… e maiores desafios!

E se já não seria fácil todo o trabalho recorrendo apenas ao camião, o parque da Alcont junta um outro desafio: ali são feitos quatro comboios/dia, operando em média 30 contentores por comboio, com destino ao Porto de Sines ou à fronteira com Espanha. E, como se sabe, o comboio não tem a flexibilidade do camião, pelo que as composições terão que estar obrigatoriamente completas à hora exigida pelos vários operadores que ali trabalham, casos da Medway, Takargo, Transitex ou operadores espanhóis.

«O comboio foi uma solução exigida pelos nossos clientes», conta-nos Manuel Gonçalves, o Gerente da Alcont, lembrando o investimento de «dois milhões de euros feito pela Alcont na criação do ramal de acesso ao parque, numa extensão de 350 metros e composto por duas linhas, que poderão vir a ser três no futuro».

Sistema instalado sem parar o parque um único dia

Uma das exigências que a Alcont colocou à MAEIL esteve relacionada com a impossibilidade de parar o terminal na mudança das operações do papel para o digital. E, em jeito de balanço da experiência bem sucedida, o Gerente da Alcont recorda que tudo foi feito «sem parar o parque um único dia». Fazê-lo, recorda, implicaria a perda de muito dinheiro e o descontentamento de muitos clientes.

Para o sucesso dessa mudança, a Alcont lembra o trabalho feito pela equipa da MAEIL, nomeadamente através da «formação que foi feita junto de mais de uma dezena de funcionários» – basicamente todos aqueles que operam directamente no sistema.

No final, tudo se tornou mais fácil com o trabalho em conjunto entre a equipa da Alcont e da MAEIL, que colocou no parque um técnico durante algumas semanas.

Por outro lado, e olhando para dentro da sua casa, Manuel Gonçalves valorizou também a sua equipa «muito boa, jovem e habituada a trabalhar com as novas tecnologias».

Chegada do sistema ‘Depot’ ao parque de Leixões vem a seguir

A visita da Revista Cargo ao parque da Alcont na Bobadela deu-se poucos dias depois do início da operação do ‘DEPOT System’. Mas os tablets, onde os operadores podem abrir e utilizar o sistema, parece que sempre estiveram lá. Não foi por isso de estranhar que nesse momento já se estivesse a preparar a instalação do ‘DEPOT System’ no parque de Leixões, para onde seguem Cristiano Gonçalves, filho e braço direito de Manuel Gonçalves e que liderou no terreno a equipa da Alcont, e responsáveis da MAEIL que acompanharão todo o processo.

Também aí o sistema simplificará de forma clara as operações e até permitirá uma maior articulação entre os parques, até porque o reposicionamento de contentores e equipamento é outra das tarefas do quotidiano da Alcont.

«No Porto, a implementação do sistema será mais fácil porque será uma duplicação do que aqui foi feito e será apenas aplicado à rodovia, uma vez que não há operação ferroviária nesse parque», lembrou Cristiano Gonçalves à Revista Cargo. Mas a operação ferroviária no parque de Leixões é também uma ambição futura, confirmou-nos o Gerente.



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