Alex Veitch e a ameaça de um ‘no-deal Brexit’: «A UE tem uma cota para camiões não comunitários…»

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Alex Veitch, chefe de política da Freight Transport Association (FTA) já começou a alertar os membros da associação para a real possibilidade de um Hard Brexit ou de um Brexit descontrolado: é tempo, portanto, de as empresas do Reino Unido se prepararem para o choque, antes cedo que tarde. Citado pela imprensa britânica, Alex Veitch falou sobre os desafios que o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia trará, tanto em terra como no ar e no mar.

Transporte rodoviário

«Não é um dado que os transportadores britânicos possam dirigir normalmente pela Europa», alertou Alex Veitch, lembrando que «a UE tem uma cota para camiões extra-comunitários, que é de  1.224 por ano para o Reino Unido», lembrando, ainda assim que existem algumas permissões mensais adicionais para carrinhas. O processo de solicitação dessas autorizações está, no entanto, encerrado, portanto, os remetentes deverão verificar com os seus fornecedores de transporte a posse de tais permissões.

No contexto do transporte rodoviário de mercadorias, outro problema potencial é o tráfego na rota Dover-Calais: «cerca de 85% dos camiões que percorrem a rota são da União Europeia. Se és um transportador da UE, terás que ‘fazer valer a pena’ a entrega no Reino Unido, onde poderá existir uma limitada cabotagem e onde poderás ficar preso na fronteira», o que, explica, poderá sair mais caro à transportadora.

Transporte aéreo

Abordando o transporte aéreo, Veitch lembrou que existe um plano de contingência que permite viagens aéreas ponto-a-ponto entre a UE e o Reino Unido. Mas tal plano tem a duração de apenas um ano e há um limite para a quantidade de carga aérea, com base nos volumes médios de Inverno de 2018. Para Veitch, há ainda a possibilidade de as companhias do Reino Unido perderem o direito de voar entre pontos da UE. Outra questão: a UE precisará de reconhecer a conformidade de segurança da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, lembrou.

Transporte marítimo

O transporte marítimo mar é o único modo sem limite legal no número de transportadores e volumes, frisou. «O maior problema é em torno dos preparativos no que toca às instalações de controlo de fronteiras», disse. «Existem outros portos? Há a possibilidade de usar a ferrovia? Há opções que devem ser consideradas, algumas delas nunca antes consideradas», avisou. «Há muito trabalho a ser feito por outros portos além do de Dover».

Transporte ferroviário

Quanto ao transporte por via férrea, Veitch esclareceu que se encontram em andamento negociações para que os comboios possam atravessar o Túnel do Canal da Mancha. «Estou confiante de que isso vai acontecer», disse, lembrando que a UE delegou essa responsabilidade a países como a França, Irlanda, Países Baixos e Bélgica.

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