conectividade porto de xangai

Alibaba explora aposta no Shipping com aposta na tecnologia Blockchain do Ant Group

Marítimo Comentários fechados em Alibaba explora aposta no Shipping com aposta na tecnologia Blockchain do Ant Group 328
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Ant Group e o Alibaba Group assinaram um acordo com a gigante compatriota COSCO Shipping (que integra Global Shipping Business Network) com vista à exploração do uso da inovadora tecnologia Blockchain para o sector do transporte marítimo de mercadorias.

Depois dos smart ports, Alibaba foca-se nas potencialidades do Blockchain

Em comunicado, o Ant Group, que também se envolveu – tal como a Revista Cargo noticiou – na temática de smart ports em sintonia com a China Merchants Port Group, vincou que o objectivo é abordar a complexidade do processo de shipping, as numerosas etapas que o compõem e os vários e diferentes agentes que participam em todo o fenómeno. Recorrendo às potencialidades do Blockchain, a meta é ligar todas as entidades e tornar unívoco o processo de partilha, transparência e segurança dos dados que dão corpo a todo o processo logístico.

blockchain«Com a tecnologia Blockchain do Ant Group, esperamos apoiar a transformação digital do sector de shipping global e trabalhar juntamente com a COSCO Shipping para tornar mais fácil e mais eficiente todo o comércio global», comentou Eric Jing, director executivo do Ant Group, que, em sintonia com a multinacional Alibaba, coloca, cada vez mais, a sua mira no sector do transporte marítimo de mercadorias. Depois da aposta no conceito de ‘portos inteligentes’, em Maio, os dois grupos aliam-se a um dos maiores armadores mundiais para reforçar o seu peso no Shipping.

Além destas incursões estratégias no sector marítimo, a Alibaba aderiu recentemente à inovadora iniciativa de conhecimento de embarque em blockchain da International Port Community Systems Association (IPCSA). Recorde-se que a COSCO Shipping tem também explorados as virtudes da digitalização do conhecimento de embarque, nomeadamente no porto chinês de Quingdao. No final de Junho, a empresa anunciou o processamento de 500 contentores, economizando 24 horas por cada contentor. A solução, explicou a COSCO, envolve um serviço de colecta sem papel para clientes de importação com conhecimento de embarque marítimo electrónico.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com