capacidade

Alphaliner afasta cenário de excesso de capacidade no transporte marítimo

Marítimo Comentários fechados em Alphaliner afasta cenário de excesso de capacidade no transporte marítimo 338
Tempo de Leitura: 2 minutos

As recentes encomendas de mega-navios por parte da CMA CGM, às quais se deverão juntar novos pedidos por banda da MSC, não deverão simbolizar uma nova vaga de crescimento da capacidade nos mares, refere a analista Alphaliner. As preocupações generalizaram-se depois dos dados indicarem uma estagnação do desmantelamento de porta-contentores e uma potencial corrida aos TEU’s por parte das operadoras de renome – contudo, a Alphaliner afasta o cenário de excesso de capacidade.

Excesso de capacidade no horizonte? A Alphaliner garante que não

Para a analista, as preocupações não têm fundamento: as novas introduções (que vão desde os 14 mil TEU aos 22 mil TEU) apenas aumentarão a capacidade de transporte de carga no tráfego Ásia-Europa do Norte em cerca de 7% em 2018, com o crescimento a descer 4% logo no ano seguinte. «Estes números levam em consideração o expectável efeito-dominó de porta-contentores de menores tonelagens para outras rotas, incluindo no corredor que liga a Ásia ao Mediterrâneo», explica a analista no seu mais recente relatório.

«Estes níveis de crescimento – assumindo-se que as transportadoras irão reter o mesmo número de ligações – deverão ser geridos de forma acessível, desde que a procura se mantenha robusta», acrescentou a Alphaliner. Além disso, refere a especialista em assuntos marítimos que, apesar da capacidade no tráfego Ásia-Europa do Norte ter crescido face ao ano passado, a utilização dos navios mantém-se a cerca de 90% – um indicador positivo que afasta sinais de excesso de capacidade nas rotas em questão.

Problemas surgirão sim, mas para navios com capacidade entre 8 e 13 mil TEU

Ainda assim, esclarece a Alphaliner que a introdução de novos mega-navios (recorde-se que a OOCL já estreou três novos ULCV’s nas últimas semanas) deverá causar problemas na deslocação de porta-contentores de 8 mil a 13 mil TEU para outras rotas de menor monta, pois surgirão dificuldades para encontrar soluções rentáveis para tais embarcações.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com