Alphaliner prevê aumento de 3,5% da capacidade global da frota e deixa alerta aos armadores

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A capacidade da frota global do transporte marítimo contentorizado deverá crescer cerca de 3,5% durante o decorrer de 2020, atingindo 24,05 milhões de TEU, de acordo com a analista Alphaliner. A frota, lembrou a Alphaliner, terminou o ano de 2019 com uma capacidade total de 23,23 milhões de TEU e as mais recentes estimativas apontam para um acrescento de 1,14 milhão de TEU em termos de nova tonelagem no presente ano.

Retrofit de scrubbers ajuda a ‘emagrecer’ capacidade da frota

Para sustentar esta previsão, a Alphaliner explica que se prevê um aumento no desmantelamento de navios em 2020, especialmente no segundo semestre do ano, altura em que os navios antigos e menos eficientes serão enviados para destruição, à medida que os navios mais novos e mais amigos do ambiente (finalizados os processo de retrofitting e instalação de scrubbers) iniciam a sua introdução no mercado. Prevê-se, então, que cerca de 300.000 TEU de capacidade de carga sejam descartados em 2002, em comparação com os 207.000 TEU registados em 2019.

«Espera-se que a vaga de retrofit dos scrubbers, que retirou mais de um milhão de TEU de capacidade em circulação no final de 2019, continue durante todo o primeiro semestre do ano», apontou a Alphaliner. Este processo, causado pela introdução da medida IMO, representa cerca de 75% da frota inactiva actual, situada nos 1,4 milhões de TEU. Expectavelmente, assinala a Alphaliner, a capacidade activa deverá aumentar no segundo semestre de 2020, à medida que os navios regressam aos mares.

Alphaliner deixa aviso à navegação: cuidado com o excesso de capacidade

A frota activa aumentará mais de 5% no segundo semestre do ano, estima a analista marítima, que, neste contexto, deixa um alerta ao Shipping: «As transportadoras terão que gerir cuidadosamente o aumento da frota para evitar adicionar muita capacidade ao mercado durante este ano. Entre as 12 principais transportadoras, a MSC e a Maersk têm o maior número de navios actualmente em processo de retrofit, enquanto a HMM, a CMA CGM e a Evergreen serão as companhias com o maior número de novas entregas», frisou a consultora.

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