Metro do Porto

Alstom fornece sistema de sinalização onboard para os novos comboios do Metro do Porto

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Alstom fornece sistema de sinalização onboard para os novos comboios do Metro do Porto 501
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, acaba de anunciar o fornecimento de equipamentos de sinalização ATP (Automatic Train Protection) onboard aos novos comboios do Metro do Porto. No âmbito deste acordo, no valor de 4,5 milhões de euros, a Alstom irá fornecer os sistemas de sinalização para as 18 novas composições que vão ser adicionadas à frota do Metro do Porto.

A adaptação em termos de engenharia do sistema ATP aos novos comboios ficará a cargo das equipas da Alstom no Porto e compreende uma série de melhorias, tais como a inclusão de ecrãs tácteis, com ganhos em termos de operacionalidade e ergonomia. O sistema ATP a ser fornecido no âmbito do contrato com o Metro do Porto baseiase na tecnologia CityFlo da Alstom, que inclui ‘balizas’ ao longo da via, enviando informações para os comboios, permitindo uma supervisão contínua da velocidade e possibilitando uma condução semi-automática, centralizando as indicações na cabina.

Nelso Silva Foto

A primeira composição dotada deste sistema ATP da Alstom entrará em circulação em fase de testes no final de 2022, de acordo com a planificação do Metro do Porto. Em declarações prestadas na sequência deste anúncio, David Torres, Managing Director da Alstom Portugal, frisou que a empresa «está empenhada em contribuir para o desenvolvimento do sistema ferroviário português, propondo sistemas e soluções que constituam uma maisvalia em termos de funcionalidade e segurança, tanto para os operadores, como para os utilizadores». «Com o fornecimento do sistema CityFlo ao Metro do Porto, estamos a potenciar a modernização e segurança da linha e das composições, ao mesmo tempo que facilitamos a transição para uma mobilidade mais sustentável», acrescentou o Managing Director.

A Alstom está há mais de 30 anos em Portugal e, actualmente, dois em cada três comboios em circulação no nosso país foram fabricados pela Alstom ou com tecnologia Alstom, incluindo comboios de alta velocidade, comboios regionais, metropolitanos e eléctricos. No âmbito digital, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridas pelo sistema Convel ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. No panorama da mobilidade urbana, a Alstom ficou encarregue do sistema de sinalização do Metro do Porto e dos 102 comboios que hoje servem esta rede.

Foto: Nelso Silva

https://www.flickr.com/people/53768422@N08

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com