Amazon olha para o céu…e vislumbra o futuro das entregas de encomendas

Aéreo, Logística Comentários fechados em Amazon olha para o céu…e vislumbra o futuro das entregas de encomendas 344
Tempo de Leitura: 2 minutos

Se lhe disserem que o futuro das entregas estará no horizonte, provavelmente não errará se levar a frase à letra: a evolução deste segmento poderá, de facto, passar pelos ares. Que o diga a Amazon.

Durante o último ano, duas patentes foram recentemente concedidas à gigante retalhista liderada por Jeff Bezos: a deliberação da US Patent and Trademark Office (órgão responsável pela aprovação de patentes nos EUA) dá azo, sem dúvida, a uma concepção das entregas de mercadorias feita através dos céus.

Patentes aprovadas: Amazon quer dominar o segmento das entregas…em pleno ar

Vamos, então, às patentes: a primeira, concedida no passado mês de Julho, define o conceito de um centro de atendimento ao cliente aéreo, suspenso por uma aeronave semelhante a um dirigível. A segunda patente, concedida há cerca de três semanas, está relacionada com o carregamento de drones, em pleno ar, utilizando para tal energia gerada por uma turbina eólica.

Esta segunda patente explicita que o veículo aéreo não-tripulado (neste caso o drone) tomará decisões de forma totalmente autónoma, podendo mesmo alterar o seu plano de voo, de modo a encontrar as condições ideias para o seu recarregamento energético. Recorde-se que, em 2013, Bezos havia já aludido a este cenário de entregas autónomas por via aérea.

Na sua visão, em 2018 ou 2019, tal possibilidade poderia materializar-se. «Vai funcionar e vai ser muito divertido», comentou, à data, o multi-milionário. Estas duas patentes dão força ao cenário futurista das entregas aéreas e de uma gestão também aérea dos pedidos. A impulsionar esta perspectiva está também o gradual progresso levado a cabo pelo Departamento de Transportes e Administração da Aviação Federal em termos legislativos.

Actualmente, este organismo estatal tem, em curso, um sólido programa-piloto destinado a testar várias aplicações de drones, incluindo entrega de encomendas, com o objectivo de criar regras federais, estaduais e locais.

 

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com