terminal COSCO

Ambientalistas da ADAL aprovam terminal de contentores em Castanheira do Ribatejo

Logística Comentários fechados em Ambientalistas da ADAL aprovam terminal de contentores em Castanheira do Ribatejo 880
Tempo de Leitura: 2 minutos

O tema voltou à ribalta na sequência da renovação da concessão do terminal, por parte da Infra-estruturas de Portugal (IP), por mais cinco anos à MSC Entroncamento – segundo adianta o jornal ‘O Mirante’, Vila Franca de Xira não quer a mudança do terminal de contentores da Bobadela, no concelho de Loures, para o seu concelho. No entanto, na opinião dos ambientalistas, a opção é viável uma das que mais sentido faz.

Ambientalistas defendem que existem «boas condições» em Castanheira do Ribatejo

Segundo o semanário, que aferiu a opinião de Rui Pinheiro, que integra a Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), a opção é uma das mais pertinentes: segundo o ambientalista, todos os estudos realizados por especialistas de logística apontam a Castanheira do Ribatejo como o local ideal para o terminal. «Loures tem tido dificuldades em recuperar a sua zona ribeirinha e na Castanheira há boas condições e infra-estruturas para o acolher», explicou, em Dezembro passado, Rui Pinheiro, ao ‘O Mirante’.

Recorde-se que, nos finais do passado mês de Novembro, os eleitos da Assembleia Municipal de Loures aprovaram, por unanimidade, uma moção a pedir a reversão da concessão e a exigir a retirada do terminal daquele espaço. Neste contexto, a Infra-estruturas de Portugal (IP) veio a terreiro defender a importância económica e logística do terminal da Bobadela, deixando um alerta: a interrupção da sua actividade, ainda que momentânea, poderá afectar «severamente» o transporte ferroviário de mercadorias, com consequências gravosas para a economia do país.

De acordo com o semanário ‘O Mirante‘, a posição do concelho de Vila Franca de Xira sobre a deslocação do terminal é negativa, sendo verbalizada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), que, em declarações à publicação, garantiu que essa não é uma opção interessante para o seu território. «A Câmara de Vila Franca de Xira terá sempre uma última palavra a dizer e na altura própria, caso seja necessário, irá pronunciar-se. Para já, sem perceber as condições em que eventualmente essa transferência se venha a fazer, a minha posição é negativa», vincou o autarca.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com