
Ambientalistas da ADAL aprovam terminal de contentores em Castanheira do Ribatejo
Logística 6 Janeiro, 2020 Comentários fechados em Ambientalistas da ADAL aprovam terminal de contentores em Castanheira do Ribatejo 880O tema voltou à ribalta na sequência da renovação da concessão do terminal, por parte da Infra-estruturas de Portugal (IP), por mais cinco anos à MSC Entroncamento – segundo adianta o jornal ‘O Mirante’, Vila Franca de Xira não quer a mudança do terminal de contentores da Bobadela, no concelho de Loures, para o seu concelho. No entanto, na opinião dos ambientalistas, a opção é viável uma das que mais sentido faz.
Ambientalistas defendem que existem «boas condições» em Castanheira do Ribatejo
Segundo o semanário, que aferiu a opinião de Rui Pinheiro, que integra a Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), a opção é uma das mais pertinentes: segundo o ambientalista, todos os estudos realizados por especialistas de logística apontam a Castanheira do Ribatejo como o local ideal para o terminal. «Loures tem tido dificuldades em recuperar a sua zona ribeirinha e na Castanheira há boas condições e infra-estruturas para o acolher», explicou, em Dezembro passado, Rui Pinheiro, ao ‘O Mirante’.
Recorde-se que, nos finais do passado mês de Novembro, os eleitos da Assembleia Municipal de Loures aprovaram, por unanimidade, uma moção a pedir a reversão da concessão e a exigir a retirada do terminal daquele espaço. Neste contexto, a Infra-estruturas de Portugal (IP) veio a terreiro defender a importância económica e logística do terminal da Bobadela, deixando um alerta: a interrupção da sua actividade, ainda que momentânea, poderá afectar «severamente» o transporte ferroviário de mercadorias, com consequências gravosas para a economia do país.
De acordo com o semanário ‘O Mirante‘, a posição do concelho de Vila Franca de Xira sobre a deslocação do terminal é negativa, sendo verbalizada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), que, em declarações à publicação, garantiu que essa não é uma opção interessante para o seu território. «A Câmara de Vila Franca de Xira terá sempre uma última palavra a dizer e na altura própria, caso seja necessário, irá pronunciar-se. Para já, sem perceber as condições em que eventualmente essa transferência se venha a fazer, a minha posição é negativa», vincou o autarca.