adfersit

ANA – Aeroportos de Portugal pretende adquirir salinas para mitigar impactos na avifauna

Aéreo Comentários fechados em ANA – Aeroportos de Portugal pretende adquirir salinas para mitigar impactos na avifauna 287
Tempo de Leitura: 1 minutos

De acordo com a TSF, a gestora aeroportuária ANA – Aeroportos de Portugal pretende alugar ou comprar salinas para compensar as aves afectadas pelo projecto do aeroporto do Montijo, cujo estudo de impacte ambiental se encontra actualmente em consulta pública.

Os relatos indicam que a companhia enviou uma carta aos proprietárias das salinas, explicando que, face às «conclusões do estudo do impacto ambiental do aeroporto do Montijo é preciso realizar medidas de compensação para travar os impactos significativos para as aves do estuário».

Estes contactos foram efectuados no passado mês de Julho, após os pedidos de esclarecimento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), enviados no início de Junho, «em resposta à primeira versão do estudo de impacte ambiental e pouco antes da entrega da sua versão final», noticiou a rádio.

O estudo da APA estima que cerca de 265 hectares de áreas de refúgio de aves acabem sendo afectadas com o novo projecto no Montijo, havendo a real possibilidade de abandono da avifauna da zona. Para remediar o problema, pretende-se compensar com 370 hectares de novas áreas de refúgio.

Segundo a rádio TSF, as salinas deverão ser ecologicamente idênticas às áreas afectadas, ter zonas de alimentação e devem ficar longe das rotas aéreas. Para o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, esta proposta da ANA é «absolutamente normal».

«É uma proposta absolutamente normal, do próprio promotor [da obra] e que consta do estudo [de impacto ambiental – EIA]», comentou o governante aos jornalistas no Porto, à margem da assinatura do Memorando de Entendimento para a Intermunicipalização da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), adiantou a TSF.

Com TSF e DN

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com