Ana Paula Vitorino espera 100 milhões de toneladas nos Portos e realça papel de Sines

Marítimo Sem comentários em Ana Paula Vitorino espera 100 milhões de toneladas nos Portos e realça papel de Sines 447

Esta quarta-feira ficou marcada pela conferência internacional organizada pela CPSI – Comunidade Portuária de Sines, subordinada ao tema Logística e Cadeias de Abastecimento-Nova Era, Novos Desafios. Contando com a preciosa colaboração da Administração do Porto de Sines (APS), da aicep Global Parques e da Câmara Municipal de Sines, esta foi uma estreia da Comunidade Portuária de Sines neste papel de promotor do debate, num evento que promete ser o primeiro de muitos.

A CPSI tinha claro o objectivo de reunir especialistas e discutir o futuro do sector e da própria região de Sines, potenciada pela proximidade do Porto de Sines – apresentando e discutindo o potencial de desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Sines, composto pelo Porto de Sines e pela ZILS, onde se encontra capacidade instalada, know-how e muitas oportunidades.

Ministra do Mar deixou palavra de optimismo e reconhecimento

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, não conseguiu marcar presença por motivos de agenda mas enviou uma mensagem lida por José Luís Cacho, na qual fica evidente o seu optimismo para o que falta de 2017 mas também o reconhecimento pelo contributo de Sines:

«Antevejo que 2017 será um ano marcante para os portos portugueses, perspectivando-se alcançar o resultado notável de 100 Milhões de toneladas. Esta marca histórica é, pois, indissociável do importante contributo do Porto de Sines e do seu sucesso no contexto portuário mundial. A este propósito, devo evidenciar o compromisso firme do Governo em reforçar o papel do Porto de Sines à escala global, enquanto porto hub para as principais rotas marítimas de comércio internacional e um dos principais portos energéticos do corredor marítimo atlântico», lia-se na comunicação da Ministra.

Paineis pertinentes e oradores de renome

As temáticas analisadas foram várias e os oradores de renome. Os organizadores da conferência, Francisco Mendes Palma, presidente da aicep Global Parques, José Luís Cacho, presidente da APS, Jorge d’Almeida, presidente da CPSI e Filipa Faria, da Câmara Municipal de Sines, abordaram na 1ª sessão os temas Sines – Porta Atlântica da Europa; Porto de Sines – Os próximos 40 anos; Sines Park – o cluster logístico de Sines e PUZILS – factor de desenvolvimento sustentável.

Já na 2ª Sessão, com o mote Sines – Logística 4.0, José Carlos Simão, Director da DGRM, falou sobre A nova Janela Única; Pedro Pires de Miranda, presidente da SIEMENS, abordou o tema Portos Inteligentes – Tecnologias Orientadas para o Futuro, e José Tavares e Luís Tadeu, da Fordesi falaram sobre Redes Logísticas de Última Geração, fazer mais e melhor com Menos Recursos.

Momento da assinatura que confirma a entrada da aicep Global Parques na CPSI

A 3ª Sessão envolveu uma Mesa Redonda onde se analisaram as Tendências da Logística Global e que contou com a participação de Artur Alves, CEO do Marlo, Dirk Sosef, Vice President da Prologis SVP, João Gaitas, Country Manager da FríoPuerto e Jorge Alonso, CEO do Grupo Alonso.

Aicep Global Parques adere à CPSI

Durante a Conferência foi ainda formalizada a adesão da aicep Global Parques à CPSI – Comunidade Portuária de Sines que, na ocasião, revelou o seu novo logótipo enfatizando a ligação do porto à logística e à indústria.

 

Leia também: Ministra do Mar cria Grupo de Trabalho para desenvolver conceito legal de Porto Seco.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
error: Este conteúdo está protegido!