Ana Paula Vitorino: «Porto de Lisboa está a deixar de ser o ‘patinho feio’ das estatísticas»

Marítimo Comentários fechados em Ana Paula Vitorino: «Porto de Lisboa está a deixar de ser o ‘patinho feio’ das estatísticas» 1279
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Seminário ‘Porto de Lisboa: Desafios e Afirmação’, promovido esta segunda-feira pela Comunidade Portuária de Lisboa (CPL), teve a Ministra do Mar a encerrar os trabalhos, deixando palavras muito ambiciosas para o futuro do porto da capital e salientando que a melhoria nos resultados já se começa a ver.

«O porto de Lisboa está a deixar de ser o ‘patinho feio’ das estatísticas», salientou mesmo Ana Paula Vitorino, em alusão aos primeiros quatro meses de 2017, nos quais o porto da capital conseguiu crescimentos na ordem dos 10% face ao mesmo período de 2016 – um ano que, recorde-se, ficou marcado pela pior movimentação de carga da última década.

«Queremos garantir um futuro diferente para o porto de Lisboa», assegura a Ministra

Sobre o futuro do porto de Lisboa, para o qual o Governo estabeleceu planos bastante ambiciosos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, Ana Paula Vitorino voltou a evidenciar esse optimismo e ambição do Executivo e, em particular, do seu Ministério: «Queremos garantir um futuro diferente para o porto de Lisboa».

Essa ambição consegue-se com os investimentos previstos para Lisboa mas também com a recuperação da imagem de um porto que viveu anos recentes muito conturbados devido à instabilidade laboral.

Assegurada essa estabilidade há cerca de 11 meses, Governo, Administração do Porto de Lisboa (APL) e Comunidade Portuária de Lisboa desdobram-se agora em iniciativas de valorização da imagem do porto à escala global. Caso disso, recordou a Ministra, foi a presença na Intermodal South America 2017. «No Brasil, estreámos um roadshow internacional em conjunto com a APL e a CPL, no qual se trabalhou muito no estreitar de relações com o mercado», acrescentou.

Ana Paula Vitorino defendeu ainda que a ambição para o porto de Lisboa passa por fazer deste muito mais do que um porto ou um pólo logístico: «Queremos que o porto de Lisboa seja um verdadeiro pólo agregador de desenvolvimento à escala nacional».

VEJA A REPORTAGEM SOBRE ESTE SEMINÁRIO NA ÍNTEGRA NO PRÓXIMO NÚMERO DA REVISTA CARGO!

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com