
Angola apostada em implementar uma Rede Nacional de Plataformas Logísticas
Logística 10 Agosto, 2021 Comentários fechados em Angola apostada em implementar uma Rede Nacional de Plataformas Logísticas 561Segundo reportagem da Angop, o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D’Abreu diz ser crucial a aposta na Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), no país, com o propósito estratégico de aproximar os centros de produção aos mercados de consumidores.
De acordo com o governante angolano, o compromisso do Executivo, ao criar a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), vinca o interesse de acelerar e implementar as plataformas logísticas já plasmadas em documento jurídico.
A referida Agência, a ARCCLA, tem a seu cargo a tarefa de implementar a Rede Nacional de Plataformas Logísticas, de Angola, partindo de seis projectos primaciais (de cariz prioritário) nas regiões de Arimba, Caála, Lombe, Luau, Luvo e Soyo, quatro dos quais, já contemplados no Plano Operacional de Estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) – POEP, lançado pelo Executivo no final de 2020.
O Ministro dos Transportes de Angola falava por vídeo-conferência, no webinar de capacitação sobre ‘Parcerias Público-Privadas (PPPs) para Plataformas Logísticas em Angola« – uma iniciativa conjunta que envolve os Transportes, o Ministério da Indústria e Comércio, a União Europeia e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).
Ainda no caso de Angola, admitiu que todo o esforço realizado a montante, de incentivo à produção nacional, bem como os custos de financiamento suportados pelos produtores, podem simplesmente não resultar se não houver, na cadeia de valor, este elemento crucial intermédio, entre o produtor e o consumidor final, quer interno quer externo. Por isso, vincou, o foco particular do Governo incide sobre os principais eixos de produção nacional, contribuindo para a existência de infra-estruturas mais eficazes de aproximação do produtor ao consumidor final.
Ricardo D’Abreu acrescentou, realçando que com a publicação do Decreto Presidencial 127/21 de 25 de Maio, onde o Executivo instituiu a Janela Única Logística, a iniciativa da Rede vai mais longe, tendo em conta que visa ser uma plataforma tecnológica de facilitação e simplificação dos processos logísticos nacionais, sob coordenação da ARCCLA. «Por aí, podemos confirmar que o nosso envolvimento é genuíno e relança de forma clara a necessidade e importância das plataformas logísticas», declarou o representante do governo angolano.
As plataformas logísticas e o papel das PPPs em Angola podem também, salientou, contribuir para o significativo aumento da produtividade das empresas em rede, assegurando maior rentabilidade e sustentabilidade de toda a cadeia valor, contribuindo no Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: ANGOP