António Costa Primeiro-Ministro Governo

António Costa defendeu integração de Portugal na rede ibérica de alta velocidade ferroviária

Terrestre Comentários fechados em António Costa defendeu integração de Portugal na rede ibérica de alta velocidade ferroviária 603
Tempo de Leitura: 2 minutos

No primeiro dia de Outubro, o líder do Executivo, António Costa, defendeu que Portugal e Espanha devem cooperar na integração de Portugal na rede ibérica de alta velocidade ferroviária. Tal acabará por «fortalecer significativamente» a «centralidade da Península Ibérica», vincou.

António Costa realçou reforço da «centralidade» da Península Ibérica

«As ligações entre Porto e Vigo, Aveiro e Salamanca, Algarve e a Andaluzia permitem ligar toda a faixa atlântica e garantir a sua integração no conjunto da rede peninsular», declarou, segundo a Lusa, o governante no encerramento do Fórum La Toja, na Galiza, em Espanha.

ferrovia«Fazendo a conexão do Corredor Atlântico ao Mediterrânico dá para ver como o desenvolvimento da ligação ferroviária do Porto de Sines à fronteira em Badajoz e de Badajoz a Valência podem ligar, através da Península Ibérica, o Canal de Suez ao Canal do Panamá», salientou António Costa.

Desta forma, sublinhou o Primeiro-Ministro, poder-se-á «fortalecer significativamente a centralidade da Península Ibérica e do comércio internacional». António Costa lembrou que é para infra-estruturar «todo o potencial» de relacionamento que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) luso estipula investimentos em novas ligações transfronteiriças, desde a conexão de Bragança e Sanabria à ligação de Alcoutim (Algarve) a SanLucar del Guadiana (Andaluzia). Na presença do homólogo espanhol, Pedro Sánchez, António Costa garantiu que este tópico será «seguramente» analisado na vindoura Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza no próximo dia 28 de Outubro, em Trujillo, Espanha.

No final dos discursos, António Costa e Pedro Sánchez seguiram para um almoço reservado para preparar esta cimeira. Recorde-se que o Fórum La Toja reuniu políticos, pensadores e empresários e teve como tema nesta edição de 2021 ‘Uma Oportunidade para Relançar o Vínculo Atlântico’.

Fonte: Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com