António Costa Primeiro-Ministro Governo

António Costa: «Portugal não continuará separado da rede ibérica de alta velocidade»

Terrestre Comentários fechados em António Costa: «Portugal não continuará separado da rede ibérica de alta velocidade» 314
Tempo de Leitura: 2 minutos

«Seguramente, um dia, Portugal não continuará separado da rede ibérica de alta velocidade. Falaremos sobre isso em tempo próprio»: uma garantia mas sem prazo de validade – António Costa declarou, durante a 31ª Cimeira Ibérica do passado fim-de-semana, que o debate sobre a discussão sobre linhas de altas prestações entre Portugal e Espanha apenas se deverá iniciar após a finalização do programa Ferrovia 2020.

António Costa: «Falaremos sobre isso em tempo próprio»

Na Guarda, cidade que albergou a cimeira, o Primeiro-Ministro vincou que o país «não continuará separado da rede ibérica de alta velocidade. Falaremos sobre isso em tempo próprio, tendo em conta que não se trata de uma ligação ponta a ponta mas de país para país. Temos de encontrar uma conexão que possa integrar o conjunto de Portugal e contribuir positivamente ao reforço da coesão territorial», comentou.

A discussão, no entanto, apenas deverá iniciar-se depois da finalização, no término de 2023, das obras do programa de investimentos Ferrovia 2020. Agora, frisou o líder do Executivo, é imperativo a conclusão dos «trabalhos em curso», visando o incremento das ligações ferroviárias, «como a nova linha Sines-Caia e nas linhas da Beira Baixa e Beira Alta. Depois disso, teremos oportunidade para desenvolver o que há a desenvolver».

Segundo noticiou o ‘Dinheiro Vivo‘, a declaração conjunta da 31.ª Cimeira Ibérica levantou o véu no que toca ao futuro das ligações ferroviárias entre os dois países. A matéria da publicação cita o «empenho na melhoria da ligação» entre Porto e Vigo e alude também aos «avanços produzidos na ligação Aveiro-Salamanca». Os governantes trouxeram à baila a impulsão da ligação ferroviária entre as capitais, Lisboa e Madrid.

Fonte: Dinheiro Vivo

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com