ANTRAM e SNMMP chegaram a um «acordo de princípio» durante a madrugada

Terrestre Comentários fechados em ANTRAM e SNMMP chegaram a um «acordo de princípio» durante a madrugada 357
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dias frenéticos aqueles que se vivem ultimamente, no âmbito das negociações entre a ANTRAM e o SNMMP – desde o segundo ronda negocial entre as duas partes, ocorrida no passado dia 7, que os desenvolvimentos abruptos se sucedem: depois de uma ruptura nas negociações e um afastamento que culminou com o lançamento de um pré-aviso de greve para o dia 23, as entidades atingiram, esta madrugada um acordo.

Acordo para a «dignificação das condições de trabalho dos motoristas»

«Na sequência da mediação levada a cabo pelo Ministério das Infra-estruturas e da Habitação, a ANTRAM e o SNMMP chegaram hoje a um acordo de princípio para a dignificação das condições de trabalho dos motoristas de matérias perigosas», anunciou o ministério – liderado por Pedro Nuno Santos – em comunicado. «O acordo em causa, cujo conteúdo não foi divulgado, será agora «submetido para ratificação pelos signatários junto dos seus respectivos associados e filiados», citou a Lusa.

Um processo negocial repleto de reviravoltas

Os últimos três dias têm sido pautados por reviravoltas no processo negocial – a quebra do sigilo negocial e a «falta de cumprimento da palavra» estiveram, segundo o sindicato, na origem da ruptura das negociações e no lançamento do pré-aviso de greve, que novamente ameaçava parar o país, como atestou Pedro Pardal Henriques (assessor jurídico da entidade sindical) ao jornal ‘Eco’. O representante garantiu que o sindicato estava pronto para «fazer uma greve nas mesmas dimensões da anterior».

Mas a madrugada passada trouxe um novo volte-face em todo o processo, que pressupõe a queda do pré-aviso de greve, marcada para o próximo dia 23 de Maio. Ao que a Revista Cargo pôde apurar, a mediação do Executivo terá sido essencial para acelerar a aproximação entre a ANTRAM e o SNMMP e impedir a repetição do cenário de pré-crise energética que se sucedeu em meados de Abril, na sequência para paralisação dos motoristas de matérias perigosas.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com