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ANTRAM exige a Bruxelas redução de 24% nas emissões de CO2 até 2025

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Numa carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, uma lista de 36 empresas, transportadoras e associações europeias, na qual se incluem a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e a Quercus, exigiu ao organismo comunitário um inequívoco compromisso no sentido de «reduzir as emissões de CO2 dos camiões em 24% até 2025».



Entidades exigem compromisso à Europa para redução das emissões de CO2 dos camiões em 24% até 2025

Para a ANTRAM, «se a Europa quer, de facto, liderar o combate às alterações climáticas, então deve comprometer-se em reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos camiões em 24%, em 2025, uma meta que, se alcançada, permitiria uma poupança anual de 7700 euros por camião», declarou a associação no comunicado hoje divulgado. A missiva enviada a Jean-Claude Juncker contou com o suporte fundamental da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, da qual a Quercus é membro.

A carta leva até ao presidente da Comissão Europeia a exigência de apresentação, «já no próximo mês», de uma «proposta mais ambiciosa para reduzir as emissões de CO2 dos camiões» revela a ANTRAM no seu comunicado. «Cientes das suas responsabilidades», as empresas e associações que subscreveram a carta defendem que «os decisores políticos têm que criar condições de enquadramento adequadas que permitam ao sector alcançar as suas metas».

«Sector dos transportes é o maior problema climático da Europa»

Reconhecendo que «o sector dos transportes é o maior problema climático da Europa, sendo responsável por 27%
das emissões de CO2 da União Europeia» e que «os veículos pesados representam 26% das emissões associadas ao transporte rodoviário», defende a missiva que «uma das formas mais eficazes de o conseguir é pela definição de padrões de eficiência de combustível para os veículos pesados».

Quercus e ANTRAM fazem ainda, no comunicado, a apologia do estabelecimento «de uma meta ambiciosa para a venda de camiões com zero emissões», recordando que, «para cumprir as metas do Acordo de Paris, o sector dos transportes precisa de reduzir as suas emissões para zero, até 2050 e, embora já exista tecnologia de emissões zero
para camiões, o seu fornecimento é ainda limitado e apresenta custos elevados».

ANTRAM defende «objectivo mínimo» para a venda de camiões de zero emissões

regulamento camiõesNa sequência de tais metas, alertam as entidades que «a próxima proposta relativa aos padrões de eficiência de combustível para camiões – que se prevê ser publicada a 16 de Maio – também deverá garantir que os fabricantes tenham um objectivo mínimo para a venda de camiões zero emissões. Os signatários desta carta incluem a Carrefour, IKEA, Unilever, Heineken, Geodis, Alstom, DB Schenker e Colruyt, para além de outras empresas. «Ao nível das associações nacionais de transporte, estão representados, para além de Portugal, a Holanda, Espanha,
Hungria e Bélgica».

O comunicado constata ainda que a «Quercus congratula-se pela sólida e abrangente adesão que esta missiva teve e que não pode ser ignorada pelos decisores políticos da Comissão Europeia, na medida em que ao juntar grandes agentes económicos e associações de vários países reforça a mensagem de que a adopção de metas climáticas ambiciosas não é apenas benéfica para o ambiente, mas também para a economia e inovação europeias».

«Negócios futuros» passam pela utilização de veículos amigos do ambiente, diz a ANTRAM

Já a ANTRAM refere que «os negócios futuros passam pela utilização de veículos ambientalmente mais friendly e tecnologicamente responsáveis. A associação defende que a existência de um «serviço de transporte imprescindível e de excelência» exige como premissa «veículos de transporte rodoviário com preços competitivos e que cooperem nesse esforço, compartilhando as soluções como oportunidades estratégicas para o futuro».



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