Porto de Antuérpia possuirá o primeiro rebocador movido a hidrogénio do mundo em 2021

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O Porto de Antuérpia embarcou na construção do primeiro barco rebocador movido a hidrogénio do mundo: o Hydrotug. O projecto faz parte do esforço do porto para obter operações mais ecológicas. Em comunicado, o porto belga adiantou que o Hydrotug será movido por motores de combustão que queimam hidrogénio em combinação com o diesel. O inovador Hydrotug deverá estar operacional dentro de dois anos.

Porto de Antuérpia

Porto de Antuérpia

De acordo com o Porto de Antuérpia, os motores do rebocador estão em conformidade com os padrões EU Stage V, tornando-os com a classificação mais baixa para emissões no mercado. A construção do inovador rebocador de emissão de ultra baixa está a cargo da empresa Compagnie Maritime Belge (CMB), especializada no campo do aproveitamento das potencialidades do hidrogénio no âmbito do transporte marítimo. Com esta aposta na tecnológica, o porto belga vinca que se encontra a dar um passo importante na transição para a sustentabilidade portuária e neutralidade carbónica.

A combustão de hidrogénio não emite CO2 e o filtro de partículas combinado com o catalisador resultará em emissões mínimas de NOx e partículas. A combinação da tecnologia de duplo combustível com um filtro de partículas e um catalisador de última geração, projectada para atender aos mais altos padrões de sustentabilidade ambiental, garantirá que o Hydrotug tenha emissões de ultra baixa emissão, explicou o porto.

Papel de Antuérpia na transição energética «não deve ser subestimado»

«Como porto industrial, o papel de Antuérpia na transição energética não deve ser subestimado. Estamos a trabalhar para nos tornarmos um porto neutral em termos de emissões de CO2. Juntamente com os nossos parceiros, estamos a preparar para o futuro, numa busca constante por oportunidades inovadoras», comentou, à luz deste desenvolvimento, o CEO do Porto de Antuérpia, Jacques Vandermeiren.

«Com esta novidade, pretendemos preparar ainda mais o caminho para combustíveis alternativos, como o hidrogénio, para realizar a transição para fontes alternativas e renováveis de energia. No porto de Antuérpia, estamos a dar um bom exemplo com este passo significativo, no caminho para tornarmos os nossos próprios rebocadores ecologicamente eficientes», acrescentou o responsável.

Veja aqui o rebocador Hydrotug:

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