Aumento das tarifas aduaneiras: ímpeto proteccionista de Trump prejudica Porto de Antuérpia

Marítimo Sem comentários em Aumento das tarifas aduaneiras: ímpeto proteccionista de Trump prejudica Porto de Antuérpia 257
Tempo de Leitura: 1 minutos

A guerra de tarifas que emerge no horizonte do comércio internacional já agita as águas do transporte marítimo e coloca em sentido alguns dos maiores portos da Europa – é o caso de Antuérpia. O porto, referência de peso na exportação de aço rumo aos EUA, encontra-se na linha da frente da exposição no caso de endurecimento das medidas proteccionistas gizadas por Donald Trump.



Antuérpia na expectativa: Trump agita as águas do shipping internacional e prejudica segundo maior porto europeu

O porto belga, no qual cerca de metade das exportações de aço europeias têm como destino os EUA, poderá ser fortemente afectado pela imposição do aumento das taxas sobre as importações de aço e alumínio vindas da Europa (outras nações incluirão o lote deste ímpeto proteccionista de Trump) que se preparam para ser decretado. Esperam-se medidas de retaliação por parte da União Europa.

À União Europeia deverão juntar-se nações norte-americanas como o México e o Canadá, uma vez que as políticas proteccionistas do controverso presidente dos EUA também incidirão sobre ambos, o que desintegrará o acordo comercial e aduaneiro NAFTA (North American Free Trade Agreement). Recorde-se que, na última reunião do G7, ocorrida no passado Sábado, Trump saiu isolado devido à inflexibilidade com que defendeu a sua política de proteccionismo, alvo de críticas de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá.

O Porto de Antuérpia é o grande foco de movimentação de aço no velho continente – através do porto belga foram exportadas mais de 1 milhão de toneladas desta matéria-prima rumo aos EUA em 2016 e 2017.



Author

Leave a comment

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com