APAT faz balanço «positivo» da legislatura do Ministério do Mar mas lembra que «há caminho a percorrer»

Marítimo Comentários fechados em APAT faz balanço «positivo» da legislatura do Ministério do Mar mas lembra que «há caminho a percorrer» 309
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em comunicado, a APAT veio a terreiro fazer um «balanço» da legislatura que se aproxima do fim (as eleições estão marcadas para o próximo mês de Outubro), colocando o enfoque no Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino. Para a associação, o balanço «é positivo».

«A carga contentorizada continua a aumentar e se não foram criadas novas infra-estruturas, é porque havia condições de crescimento exponencial pouco exploradas. Se isto é verdade, também é verdade que o crescimento do volume de carga não poderá continuar a crescer indefinidamente sem investimentos. Por isso mesmo, a APAT congratula os investimentos anunciados para a generalidade dos portos portugueses, acreditando que teremos uma fachada atlântica mais eficiente, mais eficaz e mais competente para competir com outros portos europeus. Desta forma, será igualmente possível dinamizar ainda mais a economia, os transportes, a logística e os serviços», adiantou a associação.

Apesar do balanço positivo, frisa a APAT que o contínuo trabalho «em prol da nossa economia e do nosso país» não deve abrandar, «até porque ainda estamos muito longe de alcançar o anunciado até 2026: aumentar 200% o movimento de contentores, diminuir em 20% o tráfego rodoviário de e para os portos, aumentar o tráfego fluvial de mercadorias, já para não falar dos propalados 12 mil postos de trabalho até 2030».

Por isso, a associação deixou um alerta dado pelos indicadores do presente: «O movimento de carga nos portos do continente foi de cerca de 37,6 milhões de toneladas, entre Janeiro e maio de 2019, menos 2,2% do que no período homólogo de 2018 de acordo com a AMT, o que confirma que há caminho a percorrer».

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com