APDL esclarece: denúncia da ADERE é infundada; «lixo» é, afinal, carga geral útil à indústria nacional

Marítimo Comentários fechados em APDL esclarece: denúncia da ADERE é infundada; «lixo» é, afinal, carga geral útil à indústria nacional 333
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Associação Década Reversível (ADERE) denunciou existir no Porto de Leixões lixo a céu aberto – uma denúncia sem fundamento, que, de forma célere, a administração portuária APDL dissipou, explicando tratar-se, sim, de matéria-prima importada para fábricas de reciclagem e utilizada em mobiliário de plástico -nada mais que carga geral «que estava a ser descarregada de um navio».

ADERE confundiu matérias-primas com «lixo», explicou a APDL

Em reacção à denúncia da ADERE, a APDL esclareceu que os resíduos em questão correspondiam, exactamente, a matéria prima importada que se destina à «transformação em produtos finais pela indústria nacional». Este tipo de resíduos são enviados para fábricas de reciclagem e utilizados no fabrico de mobiliários de plástico, detalhou ainda a administração, explicando ainda que, «quando a matéria-prima chega à infra-estrutura portuária, é iniciado de imediato o levantamento da mercadoria, um processo que poderá demorar entre 3 a 4 dias».

O levantamento deste tipo de matéria é levado a cabo por camiões especiais que são responsáveis pelo carregamento e acomodação da mercadoria. «As áreas de movimentação de carga são sempre varridas após a libertação da respectiva zona pelos serviços de recolha de resíduos e limpeza da APDL, que actuam em permanência no porto», explanou a APDL. No decorrer do ano passado, por exemplo, chegaram ao porto nortenho sete navios com este tipo de mercadoria, «mantendo-se a estimativa para 2020», adiantou.

«Com vista ao cabal esclarecimento das imagens que captaram e que foram objeto de preocupação, informamos tratar-se de matérias-primas que alimentam a industria regional e nacional, não podendo, desta forma, serem confundidas com lixo», reforçou a APDL na resposta à ADERE.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com